Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Estado de Cultura promove dois eventos culturais nesta quarta-feira



Dois eventos desta quarta-feira (26) prometem agitar a cultura de São Luís. O primeiro começa às 10h, na Rua do Sol, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), quando da 6ª edição do projeto Primavera dos Museus. O outro, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande) é o lançamento, às 19h, do projeto Inventário do Patrimônio Azulejar.

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, prestigiará os dois eventos. "São acontecimentos importantes para São Luís, porque têm como objetivo preservar e propagar a nossa história, a nossa cultura por meio dos livros e dos azulejos. Principalmente este ano em que comemoramos os 400 anos da cidade", disse.

O projeto Primavera dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibrahm), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e MHAM e busca fortalecer e disseminar os movimentos em rede nos museus brasileiros. Tem ainda como finalidade de adquirir, preservar e executar políticas culturais que garantam à população de São Luís o exercício do direito à memória e o acesso de bens materiais.

A programação começa às 10h com a exposição "O Processo de Independência do Maranhão", na galeria do Museu. Logo após, acontece a palestra com o professor de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Marcelo Cheche, contando os acontecimentos que levaram à adesão do Maranhão no processo de independência do Brasil, voltada para estudantes do Ensino Médio de Escolas Púbicas e Privadas.

Já a publicação do registro das pesquisas constantes nos relatórios do Inventário do Patrimônio Azulejar é patrocinada pela Vale, a fim de contribuir com o banco de dados para os estudiosos e pesquisadores na identificação da tipologia dos azulejos, padrões, técnicas de decorações dos azulejos existentes no Estado.

O material catalogado faz parte do acervo encontrado no Centro Histórico de São Luís e nas cidades maranhenses de Alcântara, Caxias, Guimarães e Viana. Para Olga Simão, o livro é a concretização de um trabalho de pesquisa do governo do estado, feito através dos técnicos do Odylo Costa,filho, visando a preservação da memória e o livro vem dar publicidade a arte da azulejaria em nosso estado em peças de três séculos de história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas ...

Homem é preso por transmissão clandestina de internet no interior de SP

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/12/11/homem-preso-por-transmissao-clandestina-de-internet-no-interior-de-sp-915162236.asp SÃO PAULO - Um técnico em informática foi preso em flagrante nesta sexta-feira por transmissão clandestina, estelionato e pirataria, em Pirassununga, interior de São Paulo. De acordo com o Setor de Investigações Gerais (SIG), Vanderlei Edilson de Souza, de 35 anos, mantinha uma central clandestina de internet via rádio e três torres de transmissão. A denúncia partiu da empresa Telefônica, que suspeitou de três serviços de internet instalados em um único endereço. Ainda segundo o SIG, ele distribuía o sinal para centenas moradores da cidade e cobrava em média R$ 40 por mês.

Morre em São Luís Polary Filho

Morre em São Luís Polary Filho : " Morreu neste final de semana, aos 39 anos, em São Luis, o médico maranhense, Polary Filho (foto). Doutor Polary, já vinha doente há algum tempo, após um transplante de rins e pâncreas sem sucesso. Doutor Polary Filho era filho do médico Assassinado de Zé Doca nos anos 80, Doutor Henrique Braga Polary."