Pular para o conteúdo principal

Candidatos usam as ferramentas da internet para conquistar os eleitores

Candidatos usam as ferramentas da internet para conquistar os eleitores: "



Por Ricardo Taffner

Contam até mesmo com perfis falsos para intervir na rede e buscar popularidade entre os seguidores.

Mais um político está te seguindo no Twitter? Alguém te convidou para fazer parte do grupo de um candidato na internet? Um comentário que fez em um blog foi prontamente respondido por dezenas de apoiadores furiosos? Se isso está ocorrendo, você virou mais um alvo dos especialistas em redes sociais das campanhas eleitorais. Dois anos após a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, com um desempenho virtual de fazer inveja a qualquer político, a web continua sendo uma promessa nas disputas brasileiras.

Livros, manuais, cursos e workshops. De tudo tem sido feito para se ensinar como fazer os candidatos bombarem na rede. As estratégias são aplicadas com o objetivo de cooptar o maior número de eleitores, e de votos. Mas atenção, nem tudo é real. Perfis falsos, números de seguidores inflados, flash mobs (1)estratégicos e discussões planejadas são algumas das ferramentas usadas pelas equipes virtuais dos candidatos. A atividade se profissionalizou e diversas empresas oferecem os serviços.

Basta fazer a pesquisa em um site de buscas para descobrir algumas “soluções” para popularizar o nome de um candidato na internet. O site Marca Vista Marketing na Web promete aumentar o número de seguidores no Twitter pelo valor unitário de R$ 0,40. Mas a contratação só pode ser feita pelo mínimo de mil seguidores. Para tanto, a empresa envia um formulário a ser preenchido com o perfil do público alvo desejado. “A gente faz uma pesquisa dos concorrentes para avaliar o cenário e do tipo de pessoa que interessa ao cliente”, informa o atendente, por telefone. O negócio é discreto, com a promessa de que ninguém da rede suspeitará sobre a forma de captação.

Pacotes
O site uSocial é um dos mais famosos na oferta desse tipo de serviço. Os pacotes são formados de acordo com as pretensões do candidato. Para adicionar mil seguidores em sete dias na conta do cliente o custo é de US$ 87, equivalente a R$ 152,77. Para se conquistar 100 mil seguidores é preciso ter mais tempo, 365 dias, e dinheiro, US$ 3.479, ou R$ 6.109,12.

Um especialista em campanhas no Distrito Federal explica como funcionam as estratégias eleitorais na rede mundial de computadores. Ele já prestou serviços para políticos brasilienses e prefere não se identificar. Segundo o profissional, as ações são divididas em duas etapas: monitoramento e intervenção.

Na primeira fase, são utilizados programas para identificar onde o nome do candidato é citado. Alguns buscadores automáticos, como o scup, fazem o levantamento nas redes sociais. O site cobra de R$ 500 a R$ 4 mil por mês, dependendo do volume a ser pesquisado. A navegação é simples. Basta cadastrar a palavra-chave desejada e a página retorna em tempo real todas as ocorrências. Uma equipe também trabalha no monitoramento de endereços mais específicos. “Fazemos a varredura permanente de 130 sites e blogs que mais interessam aos políticos de Brasília”, diz o especialista.

A segunda etapa é mais delicada. Depois de identificados a notícia ou o comentário sobre o candidato, pode ser necessário intervir. Essa tarefa é executada por dois tipos de “internautas”. “Pelos militantes voluntários, que atuam de forma orientada e planejada, ou por uma equipe contratada para movimentar a rede com perfis falsos”, afirma o marqueteiro. Segundo ele, é possível criar personagens na web, os chamados fakes, sem levantar suspeitas. “Temos personalidades famosas no Twitter e no Facebook que dialogam com um grande número de usuários.”

A criatividade pode ir além. Em certas ocasiões, os analistas de redes sociais criam verdadeiros debates nos espaços reservados para comentários dos blogs e sites noticiosos. Tanto os textos a favor quanto os contra são elaborados por uma mesma pessoa ou um mesmo grupo, que posta em perfis diferentes para demonstrar a “naturalidade” da troca de argumentos. “É preciso ser muito sutil para não ser desmascarado”, ensina outro especialista. Para encobrir os rastros, usam-se ferramentas para mascarar o endereço IP (internet protocol) do computador, que permite identificar a origem do acesso.

1 - Jogo rápido
Manifestações rápidas e inusitadas de um grupo de pessoas em local público. A ação é combinada geralmente pela internet. Para causar mais impacto, as pessoas deixam o local na mesma velocidade com que chegaram.

[Materia publicada originalmente no endereço eletrônico do Jornal Correio Braziliense, em 31 de julho de 2010.]
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l