Pular para o conteúdo principal

Programa “Liberdade e Dignidade” beneficia mais de 180 presos no Maranhão

Programa “Liberdade e Dignidade” beneficia mais de 180 presos no Maranhão: "

A Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís realizou na última sexta-feira, 21, seminário sobre as atividades do Programa “Liberdade e Dignidade”, para mais de 180 condenados assistidos. Na oportunidade, o juiz titular, Jamil de Aguiar, coordenador do programa, fez uma avaliação das ações, que já beneficiaram 269 apenados.


Jamil de Aguiar e servidores da vara reafirmaram as condições e a importância da colaboração dos cerca de 180 contemplados atualmente, para garantirem a manutenção do benefício, que inclui assistir às palestras educativas.


O “Liberdade e Dignidade” funciona desde 2007 e concede liberdade especial para condenados que se encontram nos regimes aberto e semi-aberto e demonstram bom comportamento no cumprimento da pena. Com a participação no programa, os presos perdem o vínculo com a unidade prisional e cumprem a pena em liberdade, mas permanecem vinculados à VEP, que realiza o controle e acompanhamento dos mesmos.


RESSOCIALIZAÇÃO – O juiz comparou o programa “Liberdade e Dignidade” ao “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e avaliou que ambas as iniciativas têm o objetivo primordial de possibilitar uma melhor forma de retorno ao convívio social daqueles que cometeram crimes.


“Aqueles que são liberados do presídio por meio do programa são acompanhados, inclusive com serviços de orientação e capacitação, que contribuem no processo de reinserção social”, avaliou.


OPORTUNIDADE – R.J, de 42 anos, é um deles. Foi condenado a 17 anos de reclusão pelo crime de homicídio. Após cumprir 9 anos em regime fechado, alcançou progressão para o regime semi-aberto, por meio do qual participa do “Liberdade e Dignidade”.


Hoje, o ex-detento afirma que a iniciativa deu-lhe a oportunidade de voltar à vida em sociedade, ao convívio familiar e à sua profissão, de professor.


“A lei fala em ressocialização dos presos, e esse programa é uma forma de cumprir a lei, ajudando a pessoa a sair da prisão melhor do que entrou”, testemunhou o beneficiário.


Ascom/TJ-MA



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas ...

Morre em São Luís Polary Filho

Morre em São Luís Polary Filho : " Morreu neste final de semana, aos 39 anos, em São Luis, o médico maranhense, Polary Filho (foto). Doutor Polary, já vinha doente há algum tempo, após um transplante de rins e pâncreas sem sucesso. Doutor Polary Filho era filho do médico Assassinado de Zé Doca nos anos 80, Doutor Henrique Braga Polary."

Homem é preso por transmissão clandestina de internet no interior de SP

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/12/11/homem-preso-por-transmissao-clandestina-de-internet-no-interior-de-sp-915162236.asp SÃO PAULO - Um técnico em informática foi preso em flagrante nesta sexta-feira por transmissão clandestina, estelionato e pirataria, em Pirassununga, interior de São Paulo. De acordo com o Setor de Investigações Gerais (SIG), Vanderlei Edilson de Souza, de 35 anos, mantinha uma central clandestina de internet via rádio e três torres de transmissão. A denúncia partiu da empresa Telefônica, que suspeitou de três serviços de internet instalados em um único endereço. Ainda segundo o SIG, ele distribuía o sinal para centenas moradores da cidade e cobrava em média R$ 40 por mês.