Pular para o conteúdo principal

Travestis: Lançamento da I Campanha Nacional de Promoção de Direitos Humanos e Prevenção à AIDS

Travestis: Lançamento da I Campanha Nacional de Promoção de Direitos Humanos e Prevenção à AIDS: "

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) participou nesta quarta-feira, dia 28 de abril, em Brasília, do lançamento da I Campanha Nacional de Promoção de Direitos Humanos e Prevenção à AIDS, idealizada pelas travestis da todo o país e que tem como título Sou travesti. Tenho direito de ser quem sou. O lançamento da campanha foi feito durante o I Seminário Nacional de Gestores e Trabalhadores no Combate à Homofobia que acontece de 27 a 30 de abril, no Hotel St. Peter, e contou com a presença de Thaís Werneck, da Coordenação de Promoção da Diversidade, Difusão e Intercâmbio Cultural (SID).



A Campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e tem como objetivo sensibilizar a sociedade contra o preconceito e a discriminação, além de informar as travestis sobre as formas de prevenção da doença. Todo o material publicitário da campanha, como cartazes e folders, telas de descanso e toques de celular, além de vídeos, foram produzidos pelas próprias travestis durante uma oficina de criatividade realizada de 16 a 18 de janeiro, em Brasília, que contou com a participação de 16 representantes do segmento de todo o país.


Elas utilizaram as peças publicitárias para mostrarem que são pessoas comuns, que trabalham, estudam e possuem famílias. Com o slogan Olhe, olhe de novo, e veja além do preconceito, os vídeos da campanha mostram, por exemplo, quais os fatores que influenciam na escolha do nome social das travestis.


Para Jovana Baby, presidente da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), “o governo brasileiro entendeu que o segmento, mais deixado à margem da sociedade, tem qualidade para produzir material que ajude a sociedade a entender melhor o objetivo da campanha”. Ainda segundo ela, o movimento organizado do segmento, que protagoniza pela primeira vez a campanha, foi o principal responsável por essa aproximação com o governo. “A nossa participação é fundamental até na capacitação de gestores públicos para lidar com situações de saúde vividas, no dia a dia, pelas travestis”, assegura ela.


Esta é a segunda campanha realizada pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde voltado especificamente para o segmento. A primeira, “Travesti e Respeito”, foi lançada em 29 de janeiro de 2004. Nesta data, consagrada como o Dia da Visibilidade das Travestis, 27 delas fizeram o lançamento da campanha no Congresso Nacional.


A campanha visa também a promoção da inserção social e a imagem positiva das travestis, além de disseminar o conhecimento sobre as formas de prevenção às DST/AIDS, além do combate à violência e à discriminação. “Na vida real, elas não são vistas, não são ouvidas. Ao produzir esse material elas passam a ser as protagonistas de sua própria história”, justifica Mariângela Simão, diretora do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.


Confira o material da campanha no site www.aids.gov.br/travestis.


(Heli Espíndola – Comunicação/SID)


(http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/28/diversidade-sexual-4/)



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l