Pular para o conteúdo principal

Estudante maranhense é classificada em concurso do Senado

Estudante maranhense é classificada em concurso do Senado:


"Foto: Lauro Vasconcelos




Classificada entre os participantes do 3º Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema “Brasília: Esfinge brasileira”, a estudante Gabrielle Conceição Mendonça, 16 anos, da terceira série do ensino médio do Centro de Ensino Paulo Freire, escola da rede estadual de ensino localizado no bairro do Turu, em São Luís, embarca neste domingo (14) para Brasília. A única representante do Maranhão participará, na próxima sexta-feira (19), da solenidade de premiação a ser realizada no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.
Gabrielle Mendonça foi a única classificada entre os estudantes de todas as escolas das 19 Unidades Regionais de Educação, que participaram do concurso que teve como tema “Brasília, capital dos brasileiros”. Na oportunidade, concorreu com representantes de onze escolas da rede estadual de ensino, assegurando como prêmio um microcomputador portátil e certificado de classificação no concurso.

Surpreendida pela direção da escola com a informação de sua classificação no concurso de redação, a estudante disse que não se julgava preparada para participar do concurso. Ela revelou que redigiu o texto na madrugada no último dia do prazo, com base em depoimentos de pessoas que conviveram de perto com a experiência da construção de Brasília.

Estimulada por colegas de sala de aula, ela conta que esta foi a sua primeira experiência em um concurso nacional de redação. De origem humilde, residente no bairro Sol e Mar, Gabrielle Mendonça conta que para escrever a redação com o tema “Brasília: Esfinge brasileira” conectou os dois pontos geográficos.

Para definir o tema, explica, fez uma conexão entre o Egito e Brasília, incluindo a falta de recursos para a construção das pirâmides e o Distrito Federal. “Na época da construção de Brasília, no Brasil, as principais riquezas estavam localizadas no litoral e no centro sul e era quase impossível como transportar o material de construção de Brasília”, pondera.

Únicas remanescentes das sete maravilhas do mundo antigo, a construção das chamadas pirâmides do Egito, denominadas como pirâmides de Gizé, foi um desafio sem precedentes na história. As pirâmides foram erguidas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos há cerca de 2700 a.C., desde o início do Antigo Reinado até perto do Período Ptolomaico.

Gabrielle Mendonça acredita que o então presidente Juscelino Kubitschek aceitou desafio semelhante de levar o desenvolvimento econômico ao centro do Brasil, também as condições sociais e econômicas adversas em que ocorreu.

A construção da nova capital brasileira integrava o plano de governo que tinha 31 metas distribuídas entre energia, transportes, alimentação, indústria de base, educação, e, a meta principal ou meta-síntese: Brasília. O plano visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na integração dos povos de todas as regiões do Brasil através da nova capital localizada no centro do território brasileiro, na região do Brasil Central.

Segundo ela, ao decidir construir Brasília, Juscelino Kubitschek sentenciou que “deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”.
Fonte: site do Governo do Maranhão
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l