Pular para o conteúdo principal

Aldir Dantas: “Conflito agrário, Trabalhador morre com 7 tiros”

Aldir Dantas: “Conflito agrário, Trabalhador morre com 7 tiros”: "


do JORNAL O QUARTO PODER





CONFLITO AGRÁRIO: TRABALHADOR MORRE COM 7 TIROS


Os conflitos pela posse da terra aumentam no Maranhão. Na ultima segunda-feira o líder rural Flaviano Pinto Neto foi assassinado com sete tiros a queima roupa no município de São Vicente de Ferrér, nas proximidades da BR-014. Como presidente da Associação do Povoado Quilombola Charco, liderou a resistência da comunidade negra contra um fazendeiro da região. Com o apoio da Fetaema e da organização da comunidade chegou a impedir um despejo que seria executado por uma força de 120 Policiais Militares. À época passou a receber ameaças de morte e na ultima segunda-feira foi abatido mortalmente de maneira covarde por jagunços de interessados nas terras quilombolas. Na área a tensão é muito grande. A Fetaema já comunicou o fato ao Secretario de Segurança e a governadora do Estado. O presidente da Fetaema Francisco Sales de Oliveira, teme por mais violência no município de São Vicente Ferrér.


UNIÃO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA


A presidente Dilma Rousseff anunciou que no começo de janeiro logo após a sua posse irá convidar todos os governadores para tratar da violência de morte, que vem avançando em todo o país, dentro do enfrentamento efetivo as drogas. A realidade é tem crescido bastante o numero de mortes em assaltos, no trânsito, na violência domestica, nos conflitos e confrontos envolvendo drogas e até mesmo em prazeres perversos de se tirar a vida do próximo. Já se vê claramente uma banalização diante das vidas tiradas diariamente. A própria mídia já não dá importância para muitos crimes e o aparelho policial diante da sua fragilidade demonstra claramente a sua impotência para pelo menos estabilizar a onda de violência. Cidadãos e cidadãs já não procuram as delegacias de policia para registrar as ocorrências de roubos e furtos, a não ser quando se trata de documentos . A verdade é que a policia não diligencia, a não ser quando se trata de pessoas influentes. Quando se prende e não se fundamenta em inquéritos e solicitações de preventivas e até mesmo os inúmeros casos de flagrantes que não são lavrados por displicência, privilegia-se os infratores e naturalmente a violência. Assim como a presidenta Dilma Rousseff, a governadora Roseana Sarney deve adotar medidas sérias e urgentes para o gravíssimo problema, antes que ele atinja proporções inimagináveis. Está na hora de se deixar o discurso e se partir efetivamente para a prática com os somatórios de esforços institucionais públicos, da sociedade civil organizada e de cidadãos e cidadãs. Afinal de contas, a segurança é responsabilidade do Estado e participação de todos, e cada segmento tem que fazer a sua parte semeando uma cultura de paz.


A PROCURA DE MILITANTES PARA A LUTA


Saulo Reis, militantes da Comissão Pastoral da Terra decidiu através de um artigo manifestar a sua preocupação com a falta de militantes católicos para fazerem a luta destacando: “Na igreja Católica, há muito tempo assistimos a ordenação de bispos conservadores ou moderadores, salvo raríssimas exceções. Onde as comunidades eclesiais de base não passam de alguns focos de resistência, longe de ser opção de Igreja no Brasil como um todo. E como conseqüência já não forma mais lideranças para os movimentos sociais como outrora. Pois é nítida e notória a transição da linha progressista reafirmada no Concilio Vaticano II para um modelo de Igreja Provinciano, Conservador, Preconceituoso e em grande medida, atrelada ás elites locais ou nacionais. Muito distante da Igreja Libertadora a que se somava ao clamor do povo, sendo fermento, sal e luz da organização do povo e dos movimentos sociais e populares na construção uma sociedade mais fraterna”.


NEGOCIAÇÃO SOBRE O NOVO SALÁRIO MÍNIMO


O novo salário mínimo para 2011 será decidido em negociação com as centrais sindicais. O anúncio foi feito pela presidente eleita Dilma Rousseff, que busca entendimentos para um reajuste um pouco maior do atual R 538,00 previsto para o próximo exercício. As centrais sindicais reivindicam reajuste de 12,9%, o que incluiria aumento real de 7% e elevaria para R$ 575,00 o novo salário mínimo.


RADIONAL: UMA COMUNIDADE ABANDONADA


Esgotos estourados, ruas esburacadas, assaltos diariamente, lixeiros, quadra danificada pela Limpel, posto de saúde precário, transporte coletivo altamente deficiente e tantos outros problemas fazem do Conjunto uma comunidade abandonada pelos poderes públicos. A Associação do Conjunto Radional, depois de sucessivos apelos ás instituições públicas e não obter respostas, recorreu ao Ministério Público através da Promotoria Itinerante. Como resposta foi orientada a entrar em entendimento com uma Secretaria Municipal, que nem antes e muito menos depois atendeu ás necessidades da comunidade. Diante do total abandono, assaltantes e trombadinhas esperam as suas vítimas nas paradas de coletivos, com uma certeza absoluta de que não serão importunados pela PM. Vale ressaltar que nas proximidades do Radional estão a sede da Secretaria de Segurança Pública, de dois batalhões da Polícia Militar e uma delegacia distrital.


NOVENA DE NATAL EM FAMÍLIA


O Secretariado Regional da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – Regional do Maranhão deverá apresentar dentro de poucos dias o subsidio da Novena de Natal em Família. Este ano, as reflexões serão sobre: A Campanha para a Evangelização, que tem como tema: “Encarnação e Nova Criação”, e como lema: “Em Cristo, Somos Novas Criaturas”.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l