Pular para o conteúdo principal

Coluna do Sarney

Coluna do Sarney: "
O vulcão Eyjafjallajokul

Todos vivemos a era da interdependência, cuja síntese mais visível é a globalização. Tudo que acontece aqui ou acolá, mexe com aquilo, cá e lá. Há pouco falava-se mais na economia que, guiada por computadores girando dia e noite ao redor do mundo, determinava os mercados, contaminava-os e provocava a economia de um mundo só. A última face visível foi o dominó que começou com a quebra do Lehman Brothers e levou a uma das maiores crises econômicas, de que ainda não se recuperou a Europa, mergulhada na recessão e no desemprego.
As cinzas do Eyjafjallajokul levantaram-se a onze quilômetros de altura e moveram-se lentamente pelos céus nórdicos e depois passearam por todo o espaço aéreo europeu. Resultados: mais de 100.000 vôos cancelados em seis dias, afetando 1,2 milhão de passageiros, um caos aéreo que invadia aeroportos vazios e logo se comungava a gares superlotadas, ônibus insuficientes e a economia atingida pela suspensão do turismo e a interrupção do fluxo de mercadorias nobres transportadas por via aérea, paralisando indústrias sensíveis.
Tudo isso pelas cinzas de um vulcão. Eles jogavam a milhões de anos esses detritos na atmosfera e não acontecia nada. O próprio vulcão islandês há 190 anos já fizera uma dessas e o Krakatoa, entre Sumatra e Java em 1883 cobriu o mundo durante meses e, como não tínhamos aviões, esse caos não existiu.
É um fato novo o nível de interação entre a natureza e a vida cotidiana que ocorreu com as cinzas que viajaram da Islândia. Escondida no frio do extremo norte e só notada por ter quebrado com a crise financeira, ela reagiu com suas cinzas, ameaçando os motores dos aviões com partículas vindas do fundo da terra, depois de, na explosão inicial, ter formado durante horas o terceiro rio do mundo, com o volume das águas do degelo da larga calota que cobria o vulcão. Nós, brasileiros, acostumados com nosso calor suarento, sempre louvamos termos sido preservados por Deus dos violentos fenômenos da natureza: vulcões, furacões, terremotos — mas não nos livramos das secas nem das enchentes. E a miscigenação nos deu a mulata!
A previsão de crescimento da Europa para este ano era de 0.5 a 1,5%. Agora os analistas acham que as nuvens do Eyjafjallajokul podem engolir estas pífias esperanças.
A culpa está sendo dividida com os controladores de vôos que exageraram nas medidas de segurança. O corredor Niki Lauda, hoje dono de uma companhia aérea, acostumado ao perigo das pistas, pilotando um dos seus aviões, entrou na nuvem de cinzas e voltou dizendo que “foi meu vôo mais bonito”. As nuvens eram bonitas, mas os resultados foram feios.


José Sarney foi governador, deputado e senador pelo Maranhão, presidente da República, senador do Amapá por três mandatos consecutivos, presidente do Senado Federal por três vezes. Tudo isso, sempre eleito. São 55 anos de vida pública. É também acadêmico da Academia Brasileira de Letras (desde 1981) e da Academia das Ciências de Lisboa

jose-sarney@uol.com.br

"FONTE: blog Do Amapa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l