Governo e Prefeitura de Itapecuru assinam termo de cooperação pela melhoria do ensino


Governo e Prefeitura de Itapecuru assinam termo de cooperação pela melhoria do ensino







O Governo do Estado e a Prefeitura de Itapecuru-Mirim assinaram, nesta segunda-feira (6), o termo de cooperação técnica e financeira da municipalização do ensino fundamental. Pelo convênio o governo transfere para o Município a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental. O acordo foi assinado pelos secretários Luis Fernando Silva (Casa Civil), representando a governadora Roseana Sarney, João Bernardo Bringel (Educação), Hildo Rocha (Assuntos Políticos) e pelo prefeito Júnior Marreca, em solenidade no auditório do Ipem.

O secretário Luís Fernando Silva ressaltou que o governo está levando para o município a gestão do ensino fundamental, com reflexos positivos onde todos saem ganhando, principalmente a comunidade escolar. “Com essa medida, ganha o Estado, que cada vez mais foca no ensino médio; ganha o Município, que se fortalece com recursos; e ganham as crianças e adolescentes, que terão uma gestão mais próxima das famílias desses alunos e, portanto, com mais poder de resolução dos problemas”, pontuou.

Luís Fernando Silva reafirmou o compromisso da governadora Roseana Sarney de imprimir nas escolas da rede de ensino público uma educação de qualidade. “A assinatura do termo de cooperação entre o governo, por meio da Seduc, e a Prefeitura de Itapecuru-Mirim é uma forma de contribuir ainda mais para a melhoria da educação pública no município”, destacou.



Critério

Depois de destacar a determinação da governadora Roseana Sarney em buscar meios para aperfeiçoar a educação, oferecendo um ensino de qualidade, João Bernardo Bringel explicou que o principal critério para a municipalização do ensino fundamental é a proficiência e o desempenho das avaliações feitas pelo Governo Federal.

O secretário destacou que Itapecuru-Mirim conta hoje com dois programas importantes de alfabetização e de gestão escolar. “As escolas que serão compartilhadas com o município também serão contempladas com os programas”, assegurou Bringel.

Para o prefeito Júnior Marreca, que também é presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), a municipalização do ensino fundamental representa mais um desafio para sua gestão e disse que se sentia honrado pelo fato do Governo do Estado ter escolhido Itapecuru-Mirim. “O mais importante deste trabalho é a iniciativa da governadora Roseana de unificar as políticas de educação entre Estado e municípios”, declarou.

O prefeito Júnior Marreca avaliou que a municipalização do ensino fundamental em Itapecuru-Mirim deve servir de exemplo para as demais cidades maranhenses. A secretária de Educação de Itapecuru-Mirim, Elisângela Maria Marinho, destacou que a medida representa um novo desafio para os gestores envolvidos no processo e que irão receber os alunos oriundos das escolas estaduais.

Participaram da assinatura do acordo de cooperação, que tem como meta assegurar o ensino de qualidade, o secretário adjunto de Projetos Especiais da Seduc, Almir Coelho; o chefe da Assessoria Jurídica da Seduc, Hugo Gedeon Cardoso; a coordenadora do programa Alfa e Beto, Ana Karolina Salomão Carvalho; e o gestor da Unidade Regional de Educação de Itapecuru-Mirim, José Carlos Santos Lago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos