Campanha da Hemomar visa sensibilizar foliões



Campanha da Hemomar visa sensibilizar foliões




















Aumentar o estoque de bolsas de sangue no período do Carnaval é o objetivo da campanha iniciada, segunda-feira (6), pela Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O principal foco da campanha é garantir a acessibilidade dos foliões aos pontos de coleta.
A campanha de incentivo à doação de sangue tem por finalidade estimular doações voluntárias, visando manter o estoque adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais durante o Carnaval, quando a demanda aumenta.
Durante todo o período da campanha, que se estenderá até 20 de fevereiro, as unidades móveis atuarão de forma programada, nos bairros Vicente Fialho, Cidade Operária, Calhau e Praça Deodoro, diminuindo o tempo de deslocamento dos voluntários para fazer a doação de sangue.
A coordenadora do Setor de Captação de Doadores da Hemomar, Maria do Socorro Oliveira, revela que a estratégia deverá manter o número médio diário de coletas realizadas, para garantir um estoque que atenda o período da festa, quando a demanda aumenta e o número de doadores tradicionalmente apresenta redução de no mínimo 30%, podendo chegar a 50%.
“Nós recebemos regularmente de 150 a 160 doadores para fazerem a coleta por dia, mas neste período há uma redução acentuada, chegando o número de doadores que nos procuram a cair até pela metade, ficando em torno de 75 doadores ao dia”, disse a coordenadora.
A razão da redução, segundo ela, além da festa em si, quando as pessoas viajam para outras cidades ou estados, também esta atrelada a vários fatores, como preconceito, medo e, principalmente, desconhecimento sobre o processo de coleta.
“Doar sangue é um processo simples, rápido, e o doador não precisará perder o Carnaval para realizar este gesto tão nobre. Deverá apenas atender a critérios médicos e seguir as recomendações técnicas necessárias para o dia da coleta”, alertou.
Para doar sangue é necessário apenas que o voluntário munido de documento com foto, tenha entre 16 e 68 anos, peso acima de 50 quilos, goze de boa saúde, esteja devidamente alimentado, não tenha tomado bebida alcoólica por um período de até 12 horas antes da coleta, nem fumado pelo menos duas horas antes.  Para quem preferir, a doação poderá ser feita na sede da Hemomar - situada à rua 5 de Janeiro, s/nº, Jordoa, em São Luis, de segunda a sexta-feira, das 7hs às 19hs, e sábado de 8hs às 12hs.
Pontos de coleta unidade móvel:
08/02 - Centro de Saúde Amar – Vicente Fialho
11/02 - Igreja Querigma- Cidade Operária
16/02 - TCE- Calhau
15/02 - Praça Deodoro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini