Pular para o conteúdo principal

O cérebro dos corruptos


O cérebro dos corruptos




Um dos grandes dramas éticos e sociais que temos vividos em nosso dia a dia são as denúncias regulares e constantes de corrupção em todos os cantos e em inúmeras atividades profissionais em nosso país e no mundo. A prática da corrupção toma conta de boa parte dos noticiosos da grande imprensa nacional ao ponto de ser vergonhoso o momento em que vivemos especialmente os que ocorrem na gestão da coisa pública.
Passa a ser vergonhoso e repugnante a forma como isto acontece e a extensão deste fenômeno em diferentes níveis e áreas do poder na gestão de nosso país e ficou tão banalizada a prática da corrupção que parece que estamos ficando indiferentes ou já inteiramente acostumados com estes fatos. Diante disto, parece que está surgindo uma cultura de indiferentismo e de apatia por não existir punições que corrijam ou mesmo que inibam esta situação.
Por isto mesmo estão surgindo no mundo inteiro estudos em neurociências que procuram desvendar os mistérios que há no cérebro de pessoas que praticam a corrupção e outros comportamentos criminosos. Os neurocientistas cada vez mais se empenham para encontrar pontos comuns, por exemplo, no cérebro de um político que mente desvairadamente ao longo de sua carreira ou que desvia milhões do orçamento público para sua conta bancária e tenta explicar sua atitude com total indiferença, ou mesmo aquele vizinho que pede dinheiro emprestado, não paga, jura que vai pagar e some logo após o golpe.
Mais de 300 especialistas, entre psicólogos, psiquiatras e neurologistas, se reuniram ano passado no 6º Congresso de Cérebro, Comportamento e Emoções para discutir se existem alterações biológicas no organismo de quem pratica estas ações e em particular a corrupção.
Já há muitas evidências de que a prática da corrupção está mais afeita a pessoas que apresentam certos distúrbios de personalidade, um grupo de transtornos psiquiátricos graves e de difícil tratamento, por terem deformações funcionais do cérebro muito embora ainda não haja na literatura científicos fatos que mostrem, de forma clara, esta relação cérebro e 'atitude corrupta'. Em contrapartida, temos evidências sólidas, já publicadas, de que pessoas que apresentam comportamentos antissociais, como os que cometem violência, os psicopatas e os dependentes químicos, têm alterações cerebrais significativas e já mapeadas.
Qual o objetivo de investir neste tipo de trabalho? É possível pensar em políticas preventivas para seres humanos corruptos?
Pode ser que no futuro, não muito distante, com o avançar dos conhecimentos neurocientíficos, dos recursos da tecnologia médica e da psicologia comportamental se possa identificar quais os indivíduos que têm maior chance de desenvolverem estes comportamentos de risco de praticarem corrupções, comportamentos antissociais e antiéticos para poder prevenir desde cedo estes sujeitos de assumirem profissões importantes da teia social que prejudiquem as pessoas. É possível, inclusive, fazer acompanhamentos periódicos de diagnóstico de imagem para apurar o que está surtindo efeito. Não sabemos ainda como prevenir a vulnerabilidade à corrupção, mas podemos identificar como alterar circuitos cerebrais que amenizam essa característica.
Outros estudos importantes nesta área que estão sendo desenvolvidos são os sobre a genética deste comportamento, e não há a menor dúvida de que a genética molda o cérebro destes indivíduos. A influência ambiental e sociocultural também são fatores importantes que pesam muito da determinação do comportamento corrupto. Mas cada um destes fatores, seja genético ou sociocultural tem pesos distintos para cada atitude. Algumas pessoas são mais predispostas do que outras a praticar certos tipos de comportamentos e a ocasião, o meio e a sociedade podem incentivar certas posturas. É um mix de fatores, no caso da corrupção já sabemos inclusive que a impunidade é umas das grandes incentivadoras.


*Psiquiatra.



Médico Neuropsiquiatra, Professor de Psiquiatria do Curso de Medicina da (UFMA),
 Mestre em Ciências da Saúde (UFMA),
 Especialista em Dependência Química pela (UNIFESP),
Ex - Presidente da Academia Maranhense de Medicina.
ruy.palhano@terra.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l