Os cinco cenários da eleição…

Os cinco cenários da eleição…: "


do Marco Aurélio D'Eça

A rigor, há apenas quatro cenários possíveis nas eleições de domingo, a maioria deles ligada diretamente à situação do ex-governador Jackson Lago (PDT), cujo registro ainda depende de confirmação no Tribunal Superior Eleitoral:


1º CENÁRIO – ROSEANA VENCE A ELEIÇÃO NO PRIMEIRO TURNO

Neste caso, a eleição estará decidida, nada mais havendo a fazer. Esta possibilidade deverá ser confirmada ou afastada, definitivamente, nas pesquisas a serem publicadas de hoje até sábado. Por enquanto, é uma indefinição.


2º CENÁRIO – ROSEANA VAI PARA O SEGUNDO TURNO COM JACKSON LAGO

Neste caso, o segundo turno só acontecerá se Jackson for absolvido pela Justiça Eleitoral ou – no caso de recurso extremo – pelo Supremo Tribunal Federal. Se, em meio à campanha do segundo turno, o registro do pedetista for cassado, o segundo turno será cancelado e Roseana declarada eleita no primeiro turno.


3º CENÁRIO – ROSEANA NO SEGUNDO TURNO COM FLÁVIO DINO

Vale a mesma regra da disputa entre Roseana e Jackson: a eleição só terá continuidade no caso de absolvição de Jackson. Caso isso não ocorra, a eleição também será encerrada e Roseana declarada eleita. Isso ocorrerá porque, cassado, Jackson tem os votos anulados e o restante dos votos são recalculados, o que levará Roseana a superar os 50% dos votos válidos, garantindo a eleição.


4º CENÁRIO – ROSEANA PERDE NO SEGUNDO TURNO PARA QUALQUER ADVERSÁRIO

Neste caso, se se mantiver a indefinição em torno da candidatura de Jackson Lago e o caso for julgado somente após o segundo turno, este será anulado se for confirmada a cassação do seu registro. Não há previsão jurídica para este caso, mas é provável que se mantenha o resultado do primeiro turno ou sejam convocadas novas eleições.


5º CENÁRIO – JACKSON DESISTE DE DISPUTAR O PLEITO

Ele só pode fazer isso até sábado. Se apenas desisitir, sem indicar ninguém e declarar apoio a Flávio Dino, terá que torcer para que a totalidade dos seus eleitores passem para o comunista. Caso contrário, há a possibilidade de Roseana vencer em primeiro turno. Se, por outro lado, Jackson indicar um substituto, os votos serão válidos e, tanto este substituto quanto Flávio Dino, terão condições de disputar um eventual segundo turno.


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos