Pular para o conteúdo principal

Você come cachorro-quente em barraquinhas de rua?

Você come cachorro-quente em barraquinhas de rua?: "


do Blog da Saúde

Depois de uma festa, para um almoço rápido, um lanchinho no meio da tarde ou na porta do estádio…você tem o hábito de comer cachorro-quente na rua?


Atenção! Um estudo realizado pela Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo, órgão da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), com vendedores de cachorro-quente motorizados na capital revela: 10 de 30 vans abordadas por fiscais sanitários têm bactérias que causam diarreia.


Foram encontrados coliformes fecais e outros três tipos de micro-organismos em nível suficiente para levar a infecções alimentares. Essas bactérias indicam que os alimentos foram preparados sem higiene.


O estudo informa também que os carrinhos não mantém a temperatura adequada para conservar os produtos, nem documentação para funcionar (em 33,33% dos casos). Foram identificados ainda problemas quanto à higiene da manipulação dos alimentos na hora da preparação e venda.


Consequências


A diarreia não costuma durar mais que um dia. No entanto, em alguns casos o doente precisa ser internado.


Nem mesmo o fato de a salsicha ser fervida garante um alimento livre de micro-organismos.


O estafilococo, por exemplo, é morto quando se ferve a água. Assim que morre, porém, libera uma toxina que provoca diarreia.


A pesquisa


Os técnicos avaliaram as condições higiênico-sanitárias das instalações e a preparação dos lanches.


Os cachorros-quentes foram recolhidos entre janeiro e março, em diferentes bairros, por fiscais sanitários da prefeitura e pesquisadores da entidade de defesa do consumidor ProTeste.


Agora, a coordenação dará continuidade ao estudo, com coleta de amostras das mãos dos manipuladores e avaliação dos utensílios utilizados.


A venda de cachorro-quente na rua é regulamentada por lei?


O resultado da fiscalização preocupa. O cachorro-quente é a única comida com venda liberada nas ruas de São Paulo. O acarajé e o yakisoba, por exemplo, estão proibidos.


Existe uma legislação específica para regular a comercialização do lanche por vendedores motorizados (decreto 42.242 de agosto de 2002).


Ao todo, 434 profissionais estão cadastrados na Covisa (sem contar os clandestinos).


O trabalho de fiscalização é realizado diariamente pelos técnicos. Após os resultados, a Covisa pretende intensificar a divulgação de cursos de boas práticas aos comerciantes.


Fonte: FSP




"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas ...

Morre em São Luís Polary Filho

Morre em São Luís Polary Filho : " Morreu neste final de semana, aos 39 anos, em São Luis, o médico maranhense, Polary Filho (foto). Doutor Polary, já vinha doente há algum tempo, após um transplante de rins e pâncreas sem sucesso. Doutor Polary Filho era filho do médico Assassinado de Zé Doca nos anos 80, Doutor Henrique Braga Polary."

Homem é preso por transmissão clandestina de internet no interior de SP

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/12/11/homem-preso-por-transmissao-clandestina-de-internet-no-interior-de-sp-915162236.asp SÃO PAULO - Um técnico em informática foi preso em flagrante nesta sexta-feira por transmissão clandestina, estelionato e pirataria, em Pirassununga, interior de São Paulo. De acordo com o Setor de Investigações Gerais (SIG), Vanderlei Edilson de Souza, de 35 anos, mantinha uma central clandestina de internet via rádio e três torres de transmissão. A denúncia partiu da empresa Telefônica, que suspeitou de três serviços de internet instalados em um único endereço. Ainda segundo o SIG, ele distribuía o sinal para centenas moradores da cidade e cobrava em média R$ 40 por mês.