Pular para o conteúdo principal

A última campanha mixuruca

A última campanha mixuruca: "

“A grande maioria dos políticos ainda não entendeu que a campanha na WEB só dá certo se combinar confiança, interatividade e colaboração”


Nem parece que somos um país ligadíssimo em internet. A campanha política deste ano, que tinha tudo para bombar na internet, está sem graça, mixuruca, para dizer o mínimo. O efeito Obama e a mobilização digital estão sendo solenemente ignorados pelos principais candidatos majoritários. Eles têm feito suas campanhas na WEB como se estivessem nas ruas, desperdiçando grandes oportunidades.


No caso dos candidatos proporcionais, as gafes se multiplicam. Pedem votos nas redes sociais como se estivessem distribuindos santinhos. São spans ambulantes. Outro dia, um candidato do Rio pediu voto para mim, que sou eleitor em Brasília. Aconteceu o mesmo com um amigo gaúcho, também eleitor na capital.


Que os políticos são avessos às mudanças e transformações, principalmente quando o assunto é tecnologia, não é novidade. Em 1869, o genial Thomaz Edson, inventor da lâmpada elétrica entre outras 1001 utilidades, desenvolveu uma máquina de votar. Levou a invenção ao Congresso dos Estados Unidos e fez uma apresentação para deputados e senadores, que ficaram assombrados com a rapidez com que a tal máquina era capaz de contar os votos dados em plenário. “Vocês não vão mais perder tempo contando votos”, decretou o jovem Edson, então com 22 anos, ao mostrar o bisavô dos atuais painéis de votação.


Seu entusiasmo durou apenas alguns minutos. Um veterano deputado, líder da oposição, chamou-o à parte e disse: “Meu jovem, isto é tudo o que não queremos. Sua invenção vai destruir a única esperança da minoria influir nas decisões legislativas. Leve isso daqui”. A invenção foi para o lixo e somente um século depois, quando o homem já havia pisado na Lua, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos sucumbiu ao painel eletrônico. No Brasil a novidade só apareceu nos anos 1980.


A internet está para a política do século 21 assim como a máquina de Edson esteve para os políticos oitocentistas. A rapidez e grande quantidade de novidades num lugar só dificultam o entendimento. Ainda há o fato de a idade média do Congresso (45 a 50 anos na Câmara e 55 a 60 no Senado) contribuir para isso, já que eles fazem parte da geração pré-digital.


A grande maioria dos políticos ainda não entendeu que a campanha na WEB só dá certo se combinar confiança, interatividade e colaboração. E que, ao fim de uma campanha, vencendo ou perdendo, o político sairá com um patrimônio, um ativo, que são as pessoas que acreditaram nele e estarão dispostas a continuar ao seu lado desde que ele esteja disposto a continuar interagindo com elas. É o caso, por exemplo, de Nick Clegg, o liberal democrata que balançou as eleições inglesas, ou do colombiano Antanas Mockus, do Partido Verde, derrotado na corrida presidencial por Juan Manoel Santos.


A questão central é que a campanha eletrônica é um caminho sem volta. Ela não foi a estrela deste ano eleitoral, mas certamente será em 2012 e em 2014. E a maior prova disso é que os novos eleitores serão sempre eleitores ponto com. Um garoto que tinha 10 anos na eleição de 2002, hoje tem 18, frequenta redes sociais, se informa nos blogs, quer interagir com o candidato e escolhe em quem votar pela internet.


Esta forma de trabalhar com as pessoas vale tanto para quem faz política partidária quanto para quem trabalha com ONGs, sindicatos, corporações, governos, voluntariado e por aí vai. Se o conteúdo do que desejam comunicar não é bem administrado, acabam transformando a internet numa grande rua e se tornam um grande spam. Hoje, o gerente de conteúdo é uma figura importante nas campanhas e nas assessorias de comunicação e formar estes profissionais é um grande desafio.


No Brasil, existe apenas um curso de formação de gerentes de conteúdo que está sendo oferecido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Brasília. Será um intensivo que começa no dia 9 de agosto e termina em 1o de setembro. É uma grande oportunidade para quem deseja aprender a trabalhar como a turma de Obama, Clegg e Mockus e se qualificar para fazer a diferença. A era das campanhas sem graça termina em outubro deste ano. Em 2011 começará no Brasil a era da internet como grande instrumento de renovação política.


Marcelo S. Tognozzi


Jornalista e especialista em marketing eleitoral. Diretor da A+B Comunicação


Fonte : Congresso em foco.com.br

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l