Pular para o conteúdo principal

UFMA realiza ação educativa no Dia Mundial da Asma

UFMA realiza ação educativa no Dia Mundial da Asma: "


A Organização Mundial da Saúde estima a existência de 300 milhões de asmáticos em todo o mundo.No Brasil, 20% da população apresenta os sintomas da doença.Para lembrar da importância do combate à asma, a Universidade Federal do Maranhão(UFMA) vai realizar uma programação especial no dia Mundial da Asma, comemorado em 4 de maio.


A ação educativa em saúde vai ser realizada em frente ao Hospital Universitário Presidente Dutra, das 09h00 às 15h00, quando um grupo de universitários da Liga Acadêmica de Asma(LAAS) vai esclarecer as dúvidas dos pacientes e da comunidade sobre a doença, que segundo estimativas do Ministério da Saúde, mata atualmente quase 3 mil brasileiros.


A maioria dos óbitos gerados pela asma poderia ser evitada com tratamento adequado. Embora já ocorra a liberação de medicações para a asma no SUS, a maioria das equipes de atenção básica ou saúde da família,em todo o Brasil, não estão capacitadas para orientar o tratamento. A ação é uma iniciativa do Hospital Universitário da UFMA e da Ong de Iniciativa Global Contra a Asma (GINA), uma organização sem fins lucrativos e que vem atuando em diversos países disseminando e implementando as melhores práticas para o controle da doença.


Dra. Maria do Rosário Ramos Costa, que além de coordenadora da Ação UFMA é representante do Gina no Maranhão, revela que a meta mundial da organização é reduzir em 50%, até 2015, os internamentos por asma. Evocando o exemplo da Finlândia, que segue as orientações da GINA, ela afirma que naquele país foi possível que as hospitalizações e mortes por asma chegassem perto de zero, através de um amplo programa de educação dos médicos de atenção básica à saúde.


Com informações da Ascom/UFMA



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas ...

Morre em São Luís Polary Filho

Morre em São Luís Polary Filho : " Morreu neste final de semana, aos 39 anos, em São Luis, o médico maranhense, Polary Filho (foto). Doutor Polary, já vinha doente há algum tempo, após um transplante de rins e pâncreas sem sucesso. Doutor Polary Filho era filho do médico Assassinado de Zé Doca nos anos 80, Doutor Henrique Braga Polary."

Homem é preso por transmissão clandestina de internet no interior de SP

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/12/11/homem-preso-por-transmissao-clandestina-de-internet-no-interior-de-sp-915162236.asp SÃO PAULO - Um técnico em informática foi preso em flagrante nesta sexta-feira por transmissão clandestina, estelionato e pirataria, em Pirassununga, interior de São Paulo. De acordo com o Setor de Investigações Gerais (SIG), Vanderlei Edilson de Souza, de 35 anos, mantinha uma central clandestina de internet via rádio e três torres de transmissão. A denúncia partiu da empresa Telefônica, que suspeitou de três serviços de internet instalados em um único endereço. Ainda segundo o SIG, ele distribuía o sinal para centenas moradores da cidade e cobrava em média R$ 40 por mês.