UFMA realiza ação educativa no Dia Mundial da Asma

UFMA realiza ação educativa no Dia Mundial da Asma: "


A Organização Mundial da Saúde estima a existência de 300 milhões de asmáticos em todo o mundo.No Brasil, 20% da população apresenta os sintomas da doença.Para lembrar da importância do combate à asma, a Universidade Federal do Maranhão(UFMA) vai realizar uma programação especial no dia Mundial da Asma, comemorado em 4 de maio.


A ação educativa em saúde vai ser realizada em frente ao Hospital Universitário Presidente Dutra, das 09h00 às 15h00, quando um grupo de universitários da Liga Acadêmica de Asma(LAAS) vai esclarecer as dúvidas dos pacientes e da comunidade sobre a doença, que segundo estimativas do Ministério da Saúde, mata atualmente quase 3 mil brasileiros.


A maioria dos óbitos gerados pela asma poderia ser evitada com tratamento adequado. Embora já ocorra a liberação de medicações para a asma no SUS, a maioria das equipes de atenção básica ou saúde da família,em todo o Brasil, não estão capacitadas para orientar o tratamento. A ação é uma iniciativa do Hospital Universitário da UFMA e da Ong de Iniciativa Global Contra a Asma (GINA), uma organização sem fins lucrativos e que vem atuando em diversos países disseminando e implementando as melhores práticas para o controle da doença.


Dra. Maria do Rosário Ramos Costa, que além de coordenadora da Ação UFMA é representante do Gina no Maranhão, revela que a meta mundial da organização é reduzir em 50%, até 2015, os internamentos por asma. Evocando o exemplo da Finlândia, que segue as orientações da GINA, ela afirma que naquele país foi possível que as hospitalizações e mortes por asma chegassem perto de zero, através de um amplo programa de educação dos médicos de atenção básica à saúde.


Com informações da Ascom/UFMA



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos