Dia Mundial da Terra – Economize energia, dinheiro e ajude a salvar o planeta

Dia Mundial da Terra – Economize energia, dinheiro e ajude a salvar o planeta: "

É com pequenos hábitos que podemos fazer a diferença. Tanto na qualidade natural do planeta quanto para o nosso bolso.


Você conhece a economia sustentável? Sabe o que ela pode fazer por você e pelo seu bolso?


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terra, que foi instituído oficialmente pela Assembléia Geral da ONU em 22 de abril de 1970.


O dia de hoje tem como objetivo conscientizar os governos e cidadãos sobre a importância e a necessidade de cuidar do nosso planeta.


Como cidadão, você pode fazer muita coisa! Ao economizar energia, por exemplo você ganha duas vezes, pois ajuda o meio ambiente e economiza dinheiro.


Confira abaixo algumas dicas que o Blog da Saúde conseguiu junto à equipe da GE Iluminação.


1 – Iluminação: Troque a iluminação de sua casa por lâmpadas econômicas, ou de LED (luzes diretas, de sanca T10 e T12 ou do tipo incandescente gastam muito mais). Durante o dia aproveite a iluminação natural, abra janelas, cortinas, persianas e evite acender lâmpadas. Prefira pintar os ambientes de cores claras, que refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.


2 – Geladeira: Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez, evitando o abre-e-fecha; nunca utilize a parte de trás da geladeira como secadora; mantenha as borrachas de vedação em bom estado; não coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados, pois podem exigir maior esforço do motor.


3 – Ar condicionado: Se a sua casa tem ar condicionado, este pode ser o aparelho que mais consome energia. Mantenha as portas e janelas fechadas quando o ar estiver ligado e limpe sempre os filtros (a sujeira força o aparelho a trabalhar mais). Quando o calor não for tão intenso, evite ligar o ar condicionado. Uma opção é comprar um ventilador de teto, que pode gerar uma economia de até 90% de energia.


4 – Chuveiro ou aquecedor elétrico: O chuveiro e o aquecedor elétrico estão entre os aparelhos que mais consomem energia elétrica – depois do ar condicionado – e representam de 25 a 35% da conta de luz. Portanto, reduza o tempo no banho, evite seu uso no horário de pico (18 às 21h) e, nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”.


5 – Aquecedor Solar: Utilizar um coletor solar para aquecimento de água pode ser uma boa alternativa para economizar energia. O equipamento geralmente é colocado sobre o telhado das casas ou edifícios e proporciona economia de energia e dinheiro.


6 – Máquinas de Lavar e Secar Roupa: Procure usar a máquina somente quando tiver a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante, evite lavar poucas peças.


7 – Ferro Elétrico: A mesma dica vale para o ferro elétrico: acumule uma grande quantidade de peças de roupa antes de passar, para ligar o ferro o mínimo possível.


8 – Televisão: Evite dormir com a TV ligada. Para evitar isso, programe o aparelho para desligar sozinho (timer).



9 – Computador:
Configure o computador para que a tela do monitor desligue depois de um tempo de inatividade. Nunca deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade.


10 – Stand by e transformadores: Desligue da tomada aparelhos em stand by e transformadores, pois continuam consumindo energia.





Lembre-se que as suas pequenas ações do dia a dia também

contribuem para a preservação do o planeta!





Compartilhe:


Digg
Sphinn
del.icio.us
Facebook
Mixx
Google Bookmarks
email
LinkedIn
Live
MySpace
Rec6
Reddit
Technorati
Twitter
Yahoo! Bookmarks
Add to favorites




"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos