Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra meningite garante proteção à população de Loreto, Sambaíba e São Raimundo das Mangabeiras


 O fim de semana foi de vacinação contra a meningite em Loreto, São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba, cidades localizadas na região sul do Maranhão, onde foi registrado surto da doença. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Carneiro, acompanhou o trabalho de imunização, ação que proporcionou mais tranquilidade e proteção à população desses três municípios.

No sábado (15), quando a vacinação foi iniciada, desde cedo as pessoas desses três municípios já se aglomeravam em frente aos postos. Para garantir a imunização do público alvo (pessoas de 3 meses a 39 anos de idade), a SES solicitou e o Ministério da Saúde enviou ao Maranhão, 22 mil doses de vacina polissacarídica meningocócica A e C, ação que ainda teve o reforço de 2 mil doses de rotina, disponíveis na rede do Estado, que foram deslocadas à região.

A vacina polissacarídica meningocócica A e C é indicada para imunização ativa de adultos e crianças a partir de dois anos. É recomendada para controle de surtos de doenças meningocócicas em aplicação em larga escala da população de risco.

Acompanhado da gestora da Regional de Saúde de Balsas, Kiara Martins, nas visitas a Loreto, São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba, Alberto Carneiro disse que o trabalho de imunização acontece na mais completa normalidade, com a população alvo se dirigindo aos postos de vacinação para receber a dose e se proteger da doença. Técnicos da SES e do Ministério da Saúde supervisionaram o trabalho de vacinação nesses municípios.

“Montamos uma grande estrutura de apoio aos municípios, com o suporte da Regional de Saúde de Balsas, do comando da Polícia Militar local e também de nossos aeromédicos, para que todas as pessoas que foram identificadas como público alvo, sejam imunizadas. Essa é mais uma ação que estamos desenvolvendo para conter em definitivo o surto de meningite na região”, observou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES.

A gestora da Regional de Saúde de Balsas, Kiara Martins, destacou a atuação dos profissionais de saúde, especialmente das equipes de vacinadores, que foram bem distribuídos para garantir a cobertura vacinal nas zonas urbana e rural dos três municípios.

Cobertura

Em Sambaíba, cuja meta é vacinar, na zona urbana, um total de 1.744 pessoas na faixa etária do público alvo, 1.523 já haviam sido imunizadas somente no sábado (15). Neste domingo (16), ocorre a vacinação na zona rural, onde foram instalados sete postos para atender a população.

Segundo a prefeita do município, Dea Dantas, a quase totalidade vacinada somente no sábado (15), foi resultado de uma estratégia bem traçada pela SES, que deu todas as condições para que a população alvo fosse imunizada. “Desde o início dos primeiros casos de meningite em nosso município, estamos tendo total apoio do Governo do Estado, em termos de pessoal, medicamento para quimioprofilaxia e agora a vacina, para contermos a doença, o que estamos conseguindo”, afirmou Dea Dantas.

Em Loreto, a estrutura de nove postos garantiu a vacinação contra a meningite neste fim de semana. “O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que recebêssemos a vacina em tempo hábil, trazendo tranquilidade à nossa população”, declarou o prefeito Germano Coelho, que esteve nos postos de vacinação, juntamente com Alberto Carneiro e Kiara Martins.

Sensação de tranquilidade teve o mecânico Avertano Costa Ferreira, de 38 anos, tão logo recebeu a dose da vacina. Acompanhando da família, ele disse que o medo deu lugar agora à certeza de que a população de Loreto está segura e protegida contra a doença.

Primeira de sua família a receber a vacina, a jovem de Loreto, Poliana Arraes Coelho, de 18 anos, não se importou com a fila, pois tinha a consciência da importância de se vacinar. “Agora, estou vacinada e mais protegida”, comentou.

Em São Raimundo das Mangabeiras, crianças, jovens e adultos procuraram os cinco postos de imunização instalados em escolas e igrejas para receber a vacina e se proteger da meningite. Foi o caso estudante Ademar da Silva, de 17 anos, que se dirigiu à Unidade Escolar Deraci Milhomen Maia, e se vacinou. “Agora me sinto mais protegido, juntamente com minha família”, disse.

Relatório

Segundo Alberto Carneiro, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, está acompanhando com atenção as ações que estão sendo realizadas na região de Balsas, recebendo informações de hora em hora e relatórios diários acerca dos casos de meningite, que neste momento estão sob controle. 

Além da vacina, conseguida via Ministério da Saúde, a SES disponibilizou à região, medicamentos para quimioprofilaxia (bloqueio de pessoas que tiveram contato com suspeitos de meningite), dois helicópteros com equipe de aeromédicos, sendo uma das aeronaves equipada com mini UTI, para o transporte de pacientes que venham necessitar de tratamento mais especializado, em Imperatriz.

O Governo do Estado, por meio da SES, também montou uma sala de estabilização semi-intensiva para atendimento de pacientes críticos, no hospital Balsas Urgente, toda equipada. Ainda foram repassados recursos financeiros fundo a fundo para Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba e Balsas para fortalecerem suas ações de barreira ao surto de meningite na região.


Meningite – é uma doença transmitida por bactéria, vírus ou fungo, que causa inflamação do cérebro.

Como se dá o contágio – pelo contato próximo e prolongado entre pessoas, e por meio de secreções, como a saliva.

Sintomas – febre, dor de cabeça, vômito, rigidez na nuca e pontos vermelhos no corpo que evoluem para manchas.

Como prevenir – os contatos próximos devem receber antibiótico específico, prescrito pelo médico.

Vacina – A vacina é segura e protege contra a doença. Crianças menores de dois anos devem manter a rotina do calendário básico de vacinação. Crianças maiores de dois anos e adultos até 39 anos receberão a vacina nesse período de surto nos municípios determinados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l