Pular para o conteúdo principal

Uema lançará Coleção São Luís 400 anos na Academia Maranhense de Letras






O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, presidirá, na próxima terça-feira (25), às 19h, no Salão Nobre da Academia Maranhense de Letras, a solenidade de lançamento da Coleção São Luís 400 anos.

A Coleção teve seu surgimento motivado por dois fatores: o primeiro diz respeito à comemoração do quarto centenário da cidade de São Luís. Outro motivo, reflete o fato de a cidade ser o lugar em que ocorrem constantes transformações.

A Coleção São Luís 400 anos é composta por 11 livros, todos com temas inspirados e transcorridos na capital maranhense, sendo oito acadêmicos, produzidos por professores da Uema, e três não-acadêmicos, escritos por estudantes e pessoas da comunidade ludovicense.

Produzidos dentro de um programa de edição, a Coleção, além de constituir-se em uma homenagem, que a Uema faz à capital maranhense, em seus quatro séculos de existência, objetiva contribuir, significativamente, para o desenvolvimento científico e cultural do estado, em qualquer área do conhecimento.

De acordo com o reitor José Augusto Oliveira, a Coleção São Luís 400 anos traz uma importante discussão sobre os problemas da capital maranhense, no momento em que esta completa seu quarto centenário de existência, demonstrando o apego da instituição à cidade na qual está situada.

Quanto à Coleção, o reitor José Augusto afirmou que "ao utilizar formas inovadoras de participação e de integração, como o fomento à leitura e ao interesse pela história de nossa cidade, a Uema estará decisivamente contribuindo para elevar a sua credibilidade como instituição de saber e cultura, e, sobretudo, para provocar o entusiasmo e orgulho nos seus professores e alunos".

O reitor também enfatizou que o novo conceito de Universidade defendido e partilhado é o de uma instituição integrada à sua comunidade, que esteja a serviço de suas necessidades.

"Primamos por uma instituição que estude e equacione os seus problemas fundamentais e lhes dê a solução tecnicamente mais viável; que, numa organicidade perfeita dos seus diversos níveis de ensino, transforme, através do processo educativo, a matéria-prima que é o homem em produto do mais alto teor qualitativo, em função e na medida das necessidades e solicitações da própria comunidade", ressaltou.

Na solenidade de lançamento da Coleção, ainda estarão presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o diretor da Editora Uema, Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, e demais professores da instituição e pessoas da comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l