SES realiza oficina para formação de multiplicadores em teste rápido para HIV

Oficina organizada pela SES forma de multiplicadores em teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.



         


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissível DST/AIDS, iniciou nesta quarta-feira (12), uma oficina para formação de multiplicadores em teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O evento acontece até a sexta-feira (14), nas dependências do Grand São Luís Hotel, no Centro.

A oficina que esta sendo dispensada aos técnicos, irá se somar a uma série de capacitações que já foram desenvolvidas pelo departamento, com o apoio da SES e do Ministério da Saúde (MS), visando capacitar 100% dos técnicos que atuam em equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF, no uso da nova plataforma de duplo percurso a chamada Dual Path Platform (DPP). 

Segundo a coordenadora do Departamento Estadual de Atenção às DST/AIDS, Osvaldina Mota, além de técnicos da SES, e de profissionais da capital, participam do treinamento, profissionais de 10 municípios do interior do estado (Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Timon, Presidente Dutra, Itapecuru- Mirim, Rosário, Codó, Caxias e Açailândia).

Ela também explica que os profissionais que participam desta fase, são basicamente de municípios que ainda não haviam recebido nenhum tipo de treinamento da nova plataforma, e que terão a responsabilidade de disseminar o conhecimento junto aos colegas de seus municípios. A estratégia também ira propiciará a cobertura do treinamento nas 14 coordenações de combate e controle da DST/AIDS, nas 19 regiões de saúde dentro do estado.

"Existe uma programação para que logo após este treinamento sejam realizadas novas oficinas em cada município por intermédio do multiplicador, com o apoio do nosso departamento. O primeiro acontece agora do dia 19 ao dia 21 em Pinheiro", disse Osvaldina Mota.

Para amanhã o evento também conta com a participação de técnicos da coordenação Estadual de Combate as Hepatites Virais, com a coordenação dos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA's do Município de São Luis, para a discussão sobre a política de Implantação e Implementação da testagem rápida no estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos