Pular para o conteúdo principal

Política Nacional sobre Drogas e Uso de Cocaína e Crack



 Por: Ruy Palhano*

Mais uma vez o consumo de cocaína crack ocupa o centro de nossa atenção através dos principais noticiosos do país e desta feita a partir da publicação dos resultados de uma importante pesquisa sobre o consumo desta e de outras drogas realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas – Inpad e Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

Recentemente a Organização Mundial da Saúde – OMS publicou outro documento sobre o consumo desta droga no mundo e pelos dados estima-se que, no mundo, 13,3 milhões de pessoas que representa 0,3% da população acima de 15 anos, consumam regularmente cocaína. Dados deste ano da Organização das Nações Unidas – ONU sobre ouso de drogas revelou que o consumo de cocaína entre os nove países da América do Sul foi descrito como “estável”, porém, em nosso país, houve aumento do consumo de 1%, em 2001, para 2,6%, em 2005, pela população entre 15 e 64 anos.

Os dados da pesquisa da Unifesp mostram que aproximadamente 6 milhões de brasileiros, que corresponde a 4% da população adulta, já experimentaram cocaína em diferentes formas (merla, crack ou oxi ) e 3% deste consumo se deu entre adolescentes, perfazendo um total de 442 mil jovens. No último ano 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes fizeram uso desta droga.

Provavelmente, em razão deste crescimento no consumo desta droga entre nós, raros são os dias que não são anunciados fatos sobre este assunto: ora sobre a audácia dos tráficantes de drogas, ora sobre os crimes cometidos a pretexto do uso de drogas, ora sobre a insegurança social com que vivem as famílias que não sabem o que fazer para evitar que seus filhos adentrem no mundo do uso de drogas. E, por fim as constantes queixas de familiares que não sabem pra onde levar seus filhos dependentes de drogas pelas deficiências na rede de assistência a estes enfermos.

Considero a situação da (des)assistência a mais grave de todas pelo estado caótico que se encontra e isto é atribuído à deficiência de políticas públicas que tratam deste assunto. As principais deficiências são: de mão de obra qualificada e especializada para lidar com estes pacientes; pela ideologia capcentrista que atribui aos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) a prerrogativa única de acolher e cuidar destes pacientes; pelos parcos recursos financeiros que limitam os paciente ao acesso de tecnologias médicas e farmacológicas mais avançadas para garantir seu tratamento; e, finalmente, pela própria deficiência técnica e operacional da própria rede de assistência a estes enfermos fato que não garante eficiência e abrangência nestes tratamentos.

Como resultado destas mazelas, apontadas acima, o que vemos são dependentes de álcool e de outras drogas a mercê da sorte, o aumento no consumo destas drogas, pessoas se drogando cada vez com menos idade e famílias sem saber a quem recorrer na busca de auxilio aos seus doentes. Faz-se mister portanto maior compromisso dos orgãos públicos, especialmente os que tratam diretamente destas questões, no sentido de ficarem mais atentos e procurarem corrigir esta distorções que tanto maltratam e prejudicam a vida de tanta gente.

Felizmente nem tudo são espinhos, como diria Cleoud Oliverstane, pois um setor que merece todos os nossos elogios e aplausos são os realizados pelas polícias de nosso país que trabalham com afinco no controle do trafico ilícito de drogas, estou me referindo às polícias, civil, militar e particularmente a Polícia Federal, que se mostra cada vez mais eficiente no desbaratamento das quadrilhas de traficantes, apesar das deficiências que todos sasbemos que existem principalmente quanto aos recursos financeitos e as deficiências de pessoal especializado para o combate deste tido de crime.


  E-mail: ruy.palhano@terra.com.br
*PSIQUIATRA - Ruy Palhano Silva


MÉDICO NEUROPSIQUIATRA, PROFESSOR DE PSIQUIATRIA DO CURSO DE MEDICINA DA (UFMA),
 MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (UFMA),
 ESPECIALISTA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PELA (UNIFESP),
EX - PRESIDENTE DA ACADEMIA MARANHENSE DE MEDICINA.
RUY.PALHANO@TERRA.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l