Pular para o conteúdo principal

Maranhão alcança redução de quase 50% da pobreza extrema, afirma MDS



Com ações efetivas, resultado da parceria entre Governos do Estado e Federal, o Maranhão reduziu em 48% o percentual da população que ainda vivia na pobreza extrema. A informação, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na avaliação da governadora Roseana Sarney, é uma demonstração de que o estado está no caminho certo.

“O governo estadual está trabalhando de braços dados com o federal para melhorar as condições de vida da população que mais necessita. Essa redução de quase 50% mostra que essas ações estão surtindo efeito. Esperamos seguir com esse trabalho e continuar contando com o importante apoio da presidenta Dilma”, destacou a governadora Roseana, que lançou nesta quinta-feira (13), junto com a ministra Tereza Campello, o Programa Viva Oportunidades, inspirado no Plano Brasil Sem Miséria e cujo investimento será de R$ 15,9 bilhões.

De acordo com o MDS, a redução resulta da parceria em programas como Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano pelo governo federal. A ação também fez com que o estado reduzisse em 70% o número de crianças que se encontravam vivendo em pobreza extrema. Na solenidade, a ministra Tereza Campello elogiou a iniciativa do governo em criar o programa lançado na semana passada. “O Estado brasileiro precisa trabalhar para superar a extrema pobreza e, para isso, temos que construir parcerias. O exemplo disso é o programa Viva Oportunidades”, ressaltou Tereza Campello.

O programa será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), com meta de retirar 1 milhão de pessoas da pobreza extrema. “Essas ações, algumas já desenvolvidas com sucesso pelo governo, serão unificadas e fortalecidas pelo Viva Oportunidades. A ação começa com o reforço do Governo Federal e a certeza de que, com esses resultados, estamos construindo melhores dias para todos os maranhenses”, afirmou o secretário Fernando Fialho.

O Viva Oportunidades terá ações voltadas à inclusão social e produtiva, por intermédio de capacitação, acesso ao crédito e transferência de renda para os que vivem em situação de extrema pobreza no Maranhão. A meta é que o programa contribua para a geração de 20 mil empregos para jovens e adultos e para a criação de 80 mil negócios familiares, beneficiando 326 mil pessoas com a qualificação profissional e o acesso ao crédito bancário, especialmente o microcrédito produtivo urbano.

Bons resultados

Também com ações em parceria com o Governo do Estado, o Programa Brasil Sem Miséria alcançou bons resultados no Maranhão. “O plano reduziu a desigualdade e nos possibilita levar renda para o interior e não só para as grandes cidades”, destacou a ministra Tereza Campello.

No Maranhão, em um ano, o programa promoveu a inclusão de 38,9 mil famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – de 687 mil em todo o país – localizadas por meio da busca ativa. No mesmo período, foram feitos 101,5 mil atendimentos na área rural – de 1 milhão em todo o país - beneficiando membros de 25,3 mil famílias em extrema pobreza que vivem no campo.

Outro destaque do Brasil Sem Miséria no estado foi a inscrição de 8,7 mil vagas no Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec) – cerca de 7% do total nacional. A ministra disse, ainda, que o estado é um exemplo nesse programa: das 20 cidades com melhor desempenho no Pronatec em todo o país, duas estão no Maranhão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l