Governadora Roseana inaugura Centro de Controle de Videomonitoramento

Governadora Roseana e secretário Aluísio Mendes acompanham serviço no Centro de Videomonitoramento 


As principais e mais movimentadas ruas e avenidas de São Luís já dispõem de 100 câmeras móveis de alta tecnologia, uma iniciativa para aumentar a segurança na capital.O Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana, que faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para comemorar os 400 anos de São Luís, foi entregue pela governadora Roseana Sarney, nesta quarta-feira (12). Acompanhada do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a governadora conheceu as novas instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que passou por ampla reforma e modernização.

“O governo tem trabalhado para criar mecanismos que diminuam a criminalidade na cidade. Com a ferramenta de videomonitoramento, os equipamentos entregues a SSP, como as novas viaturas, aparelhos de informática e a capacitação dos profissionais está sendo possível diminuir a criminalidade. Até 2013, toda a cidade será vigiada e com isso, será possível atuar com maior rapidez e eficiência”, afirmou Roseana Sarney.

Nesta primeira etapa da ação, orçada em R$ 19 milhões, foram instaladas, em pontos estratégicos e de grande movimento em São Luís, 100 câmeras móveis de última geração, responsáveis por registrar em tempo real, durante 24 horas. A meta do governo é instalar 300 câmeras até 2013.
Governadora Roseana, secretário Aluísio Mendes, a delegada Geral de PC, Cristina Resende e adjunto Laércio Costa na área do Centro de Controle e Comando

O secretário Aluísio Mendes explicou que as câmeras instaladas na Região Metropolitana possuem a mais moderna tecnologia em videomonitoramento do Brasil. As imagens são captadas em alta definição e tem capacidade de visualizar objetos ou pessoas em um raio de 1km. “O sistema de videomonitoramento é um instrumento moderno e inovador para a SSP desempenhar suas funções com maior rapidez e controle, garantindo a segurança dos cidadãos”, afirmou. Ainda segundo ele, o sistema de videomonitoramento de São Luís servirá de modelo a ser desenvolvido durante Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Já estão em funcionamento as câmeras da Avenida Guajajara, abrangendo a região do Aeroporto Marechal Cunha Machado até a região da Cohab; Avenida dos Franceses, do Terminal Rodoviário até as proximidades do Caratatiua; Avenida Guaxenduba, passando pela Casemiro Júnior até a Santos Dumont; na Avenida dos Holandeses, e ainda a Avenida Litorânea e a área da Lagoa da Jansen. 

“Na próxima etapa serão contemplados os bairros com maior índice de criminalidade e tráfico de drogas”, ressaltou Aluísio Mendes.A expectativa é que nos três primeiros meses de funcionamento já seja possível diminuir em 40% os números de crimes na capital.

Para orientar a população sobre com o sistema funciona e como os cidadãos devem se dirigir ao local e acionar o botão em caso de necessidade será lançada uma campanha educativa. A população poderá acionar o Ciops, por meio de um botão, fixado nos postes que servem de suporte para as câmeras. “Quando o botão é apertado, automaticamente a ligação é direcionada para a Central e o operador consegue ver e se comunicar com o cidadão. Em seguida, será enviada uma equipe para realizar o atendimento, quando necessário”, ressaltou o diretor do Ciops, Enoque Lemos.
Governadora Roseana destaca investimentos na área de segurança

Participaram da inauguração os secretários-adjuntos de Desenvolvimento e Articulação Institucional, Antônio Roberto Santos, e de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; os comandantes da Polícia Militar, Franklin Pacheco, do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva e do 24º Batalhão de Caçadores, Flávio Peregrino; a delegada Geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende; a procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha; os deputados, Jota Pinto (estadual), e Lourival Mendes (federal); o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luís Carlos Magalhães, além de outras autoridades.

Modernização do Ciops

A SSP realizou uma série de medidas para proporcionar o aprimoramento operacional das atividades do Ciops e também do Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento, localizados no Outeiro da Cruz. Entre as ações realizadas, estão a reforma de toda a estrutura física do prédio onde funciona o Ciops, aquisição de equipamentos imobiliários, de informática,aumento no número de atendentes da ouvidoria 190 e capacitação dos profissionais que vão atuar no monitoramento das câmeras móveis.

Outra mudança efetuada foi a inserção do sistema digital de comunicação, em substituição ao modelo analógico. O investimento no sistema digital de rádio entre as unidades policiais permitirá uma qualidade efetiva no canal de comunicação e uma maior segurança na troca de informações entre as policias e o Ciops. Nesta medida, foram investidos R$ 8,2 milhões.

Concurso

Durante a inauguração, a governadora Roseana Sarney confirmou a realização do concurso público para a área de Segurança. Ao todo, serão disponibilizadas 2.500 vagas divididas entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro. A previsão é que até o fim de outubro o edital seja publicado.

“Vamos aumentar o efetivo para que a polícia trabalhe com mais tranquilidade. Ea população poderá ficar ainda mais segura”, enfatizou a governadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos