Redes Sociais e Eleições 2012 no Maranhão

Faltando apenas 37 dias para as eleições municipais 2012, a cada dia que se passa, as disputas entre os candidatos nos municípios  se tornam mais acirradas. O clima já é de  tensão em muitos municípios Maranhenses, onde militantes, correlegionários e simpatizantes travam verdadeiras guerras verbais nas redes sociais e nas ruas na tentativa de colocarem seus candidatos em posição de vantagem frente ao oponente.

Vale lembrar que nesta guerra os ataques pessoais, calunias e difamações, são uma constante, fato que tem gerado acaloradas discussões, perda de velhas amizades e outros dissabores. O clima infelizmente é de FLA x FLU, na maioria dos debates falta conteúdo politico, coerência e senso critico.

Estes debates são infrutíferos no sentido de fortalecer uma consciência politica e critica, no sentido de preparar o cidadão para o exercício do voto consciente. As redes sociais criaram nestas eleições um paradoxo, ao mesmo tempo que colocam muitas informações a disposição do internauta, estas informações não são assimiladas, captadas ou entendidas pelo cidadão, e pior algumas são deturpadas, alteradas ou adulteradas para beneficiar candidato A ou B, é muita informação, porém sem tradução, sem decodificação e portanto sem nenhuma utilidade pratica.

Prolifera nas redes sociais o fanatismo politico, o radicalismo e os aproveitadores de plantão que fomentam debates demagógicos e usam a desfaçatez e o cinismo para ludibriar incautos e desavisados  internautas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

“Nunca fui e jamais serei condenado pela justiça”, afirma Hildo Rocha em resposta a boatos