Pular para o conteúdo principal

O custo da pulverização de municípios





Cabe sempre lembrar que o Estado brasileiro tem batido recordes sucessivos em arrecadação de impostos, devido ao crescimento econômico, à formalização dos negócios e ao aperfeiçoamento da Receita, do que resultam aumentos da carga tributária, hoje nas proximidades de 36% do PIB. E gasta cada vez mais. Sua conta de despesas é tão robusta que, apesar da voracidade no recolhimento de gravames, ainda tem faltado o equivalente a mais de 2% do PIB para fechar o caixa.
Há diversas explicações para este avanço constante do Estado sobre a renda gerada pela sociedade. Juros mantidos elevados para conter as pressões inflacionárias são uma delas, por incidirem sobre a dívida interna. Juros flutuam, portanto podem cair, como tem sido o caso. Já outras despesas não param de subir.
Por exemplo, no assistencialismo e na Previdência.
Existe, ainda, nesta conspiração contra o bolso do contribuinte, uma intrincada máquina burocrática, nos três níveis da Federação, pantagruélico sorvedor de dinheiro do Erário. E nela se destaca o universo de 5.565 municípios, a grande maioria deles sem viabilidade econômica, fruto apenas da vontade de grupos locais, interessados em manipular recursos públicos e cargos que vêm junto com a instalação de prefeituras. Vivem apenas de repasses dos fundos de participação. Nem mesmo costumam arrecadar impostos municipais típicos, como o IPTU.
Dependem da mesada constitucional de estados e de Brasília.
Ou seja, dependuram-se nas tetas do conjunto de contribuintes brasileiros.
São prefeituras sem qualquer preparo para idealizar e executar projetos próprios de investimento. Vivem, quase sempre, do mercado clientelista de emendas parlamentares, e de barganhas do baixo clero em Brasília.
Como mostrou reportagem do GLOBO, a União sequer consegue firmar convênios com estes municípios, por falta de qualidade técnica mínima das equipes de "administradores" das prefeituras.
À parte problemas de regulação, não é por acaso que o saneamento básico é um dos pés de barro do país. Em grande medida, a causa deste flagelo nacional está na incompetência e na indigência municipais.
Além de ineficientes, municípios também se lançam com gosto à prática da corrupção, de difícil investigação e punição, dado o número de casos. Tanto que a Controladoria Geral da União (CGU) é forçada a investigar o destino dos repasses federais por amostragem. Não teria como auditar todos os contratos. E o índice de desvios é muito alto.
Em bem mais da metade do universo auditado costumam ser identificadas ilegalidades graves.
A propensão ao gasto é marca do Estado brasileiro, realçada nos últimos anos. A despreocupação com os interesses do contribuinte, no caso dos municípios, fica expressa na questão do aumento no número de vereadores, por emenda constitucional aprovada em 2009. Na época, foi garantido que os mais de aproximadamente 7 mil novos vereadores a serem eleitos este ano não implicariam gastos adicionais.
Balela. Há despesas com a ampliação de Câmaras e existirá acréscimo no custeio, por inevitável.
O correto princípio de que a descentralização administrativa é melhor que a centralização tem sido desmentido por interesses políticos paroquiais, incompetência e má-fé
O Globo - 24/02/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l