Governadora Roseana Sarney lança “Carnaval dos 400 Anos”


Governadora Roseana Sarney lança “Carnaval dos 400 Anos”





O “Carnaval dos 400 Anos”, com o tema “Abre alas Brasil que o Maranhão está chegando”, será uma celebração aos quatro séculos de fundação de São Luís e ao momento econômico vivido pelo estado. Os detalhes da festa foram conhecidos na solenidade de lançamento, ocorrida nesta segunda-feira (13) no Palácio dos Leões, com presença da governadora Roseana Sarney, de secretários de Estado, entre eles Luís Henrique Bulcão (Cultura), Sérgio Macedo (Comunicação Social) e Jura Filho (Turismo), do deputado estadual Roberto Costa e de representantes de agremiações carnavalescas.

 “Nós temos muito a apresentar e a mostrar para o Brasil. Temos um Carnaval diferenciado, de família, uma festa que você pode brincar como você quiser, com fantasia e muita tranquilidade. Por isso, o tema “Abra alas Brasil que o Maranhão esta chegando”, disse a governadora Roseana Sarney. E ela também fez um convite: “Vamos brincar, ouvir as nossas músicas, as modinhas, os sambas e fazer desse nosso Carnaval um dos melhores do Brasil”.
Na solenidade, o bloco Tribal (da Liberdade) e integrantes do Bicho Terra (Madre Deus) fizeram batucada, dançaram e mostraram um pouco do que vão levar para as ruas de São Luís no Carnaval. De acordo com o secretário Luís Henrique Bulcão, o roteiro do Governo do Estado vai animar os circuitos Madre Deus, Praia Grande, Litorânea e os Vivas, que estão sendo resgatados este ano para que as famílias não precisem sair de seus bairro para se divertir.
Luís Henrique Bulcão destacou que a programação do governo terá cerca 1.700 apresentações. Ele informou ainda que o governo também apoia a festa nos municípios para que todos os maranhenses, em qualquer ponto do estado, possam brincar com muita alegria.
O secretário de Cultura destacou que a festa está preparada. “O folião só precisa vestir a sua fantasia que a alegria está garantida. E não há festa como a do Maranhão, pois nossos grupos são genuínos e vão às ruas com garra e muita alegria”, assinalou.
Na solenidade, Bulcão apresentou o CD com as composições dos autores maranhenses que participaram do concurso para escolha do samba da Beija-Flor. A produção será distribuída aos compositores como um marco importante dos 400 Anos de São Luís. Na ocasião, ele esclareceu sobre o “Troféu São Luis – 400 Carnavais”, que elegerá os melhores do carnaval 2012, dentro de 16 categorias de julgamento, entre blocos tradicionais, afros, organizados, alternativos e outros. O julgamento será feito por veículos de comunicação.
Publicidade
O secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo, apresentou as peças publicitárias que vão enfeitar a Ilha. Ele explicou que a inspiração veio dos fofãos, tambor de crioula, bumba-meu-boi, blocos tradicionais, tribos de índio e o reggae, contextualizados com aspectos históricos da cidade.
A concepção cenográfica partiu da motivação das comemorações dos 400 anos de São Luís, tendo como eixo norteador a linha do tempo na história da cidade, com abrangência nos aspectos físicos econômicos e sociais. Elas podem ser vistas em portais, outdoor, busdor em vários pontos da Ilha.
“O tema ‘Abre alas Brasil que o Maranhão está chegando’ versa, sobretudo, sobre o momento econômico que o Maranhão vive. Chama a atenção para os investimentos que estão instalados no estado, para a geração de novos empregos e renda para o maranhense”, explicou Sérgio Macedo.
O secretário de Turismo, Jura Filho, também destacou o bom momento que o Maranhão vive e disse que isso tem refletido no aumento do turismo no estado. Ele ressaltou os investimentos no Carnaval maranhense são mais um chamado para que turistas venham conhecer as riquezas culturais e naturais do estado. “Estamos também com o portal www.maranhaounico.com.br , lançado recentemente pela Secretaria de Turismo, com todas as informações sobre o turismo maranhense”, contou o secretário.  
Beija-Flor
Sobre o apoio do governo à escola de samba Beija-Flor, que este ano canta o tema “São Luís – O Poema encantado do Maranhão”, a governadora ressaltou que essa divulgação vai tornar o Carnaval da capital maranhense ainda mais conhecido. “O desfile vai passar em 170 países, será visto por milhares de pessoas. Isso, com certeza, vai refletir na atração de mais turistas para o nosso estado, visitantes que vão trazer renda e investimentos”, observou.
O superintendente de Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e produtor Cultural, Wellington Reis, enfatizou que, neste Carnaval, quem também estará pedindo para “abrir alas” é o bumba-meu-boi, que vai estar presente em quatro alas da escola de samba Beija-Flor. “Acho que é um grande momento do nosso Carnaval, uma grande oportunidade de divulgação da nossa cultura”, destacou.
Fotos: Handson Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

“Nunca fui e jamais serei condenado pela justiça”, afirma Hildo Rocha em resposta a boatos