Pular para o conteúdo principal

Escolha o segmento de maior destaque nos 400 anos de São Luís




Para estimular a interatividade entre o poder público e a sociedade, o Portal do Governo do Maranhão vem realizando uma série de enquetes sobre questões relativas ao nosso estado. A última enquete elegeu com mais de 1.100 votos a música “Dança do Jeguerê”, da Banda do Jegue Folia, como a que melhor representa o nosso carnaval.
O portal agora quer a opinião dos internautas para saber em qual segmento São Luís mais se destacou em 400 anos, se foi na gastronomia, na cultura, na arquitetura ou na literatura.
Conheça um pouco de cada um dos segmentos
Gastronomia
A culinária ludoviscense é influenciada pelas culturas francesa, portuguesa, holandesa, indígena e africana, com maior predominância dos temperos de Portugal e das tribos indígenas maranhenses.
O arroz e a farinha de mandioca são dois dos ingredientes mais utilizados. Ainda assim, o maior destaque da gastronomia de São Luís são os pratos feitos com frutos do mar, como peixada, tortas, caldeirada, vatapá, caruru e cuxá. Os caranguejos, peixes d camarões são disputados em restaurantes e bares à beira-mar.
A cozinha regional oferece ainda carne-de-sol com pirão de leite e manteiga de garrafa, além de uma grande variedade de doces, mingaus, beijus, cuscuz e bolos, inclusive os não-doces.
Cultura
Em 400 anos de existência, São Luís recebeu a influencia de uma grande diversidade de culturas. Elementos indígenas, europeus e africanos influenciaram a cultura local.
Nas festividades juninas, o destaque vai para os Sotaques de Matraca (ou Ilha) e de Orquestra. Sem contar que ainda existem grupos de Sotaque de Zabumba e da Baixada. Como danças típicas destacam-se ainda o Tambor de Crioula, o Cacuriá e o Tambor de Mina. Já no carnaval, a casinha da roça e os blocos tradicionais e alternativos dão o tom à festa.
Na música popular destacam-se nomes como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Chico Maranhão, Papete, César Teixeira, Alê Muniz, Luciana Simões, entre muitos outros, artistas com trabalhos reconhecidos nacionalmente. São do estado grandes nomes das artes e do cinema, como Newton Sá, Joãozinho Ribeiro, Murilo Santos, Francisco Colombo, Ambrósio Amorim, Ciro Falcão, etc.
Arquitetura
O patrimônio arquitetônico de São Luís destaca-se pela uniformidade, pela beleza simples e regular das casas que constituem seu Centro Histórico. Construídos pelos senhores que comandavam a produção de algodão na região, os solares e sobrados são marcas vivas do apogeu econômico da cidade.
O Centro Histórico compreende uma área de 220 hectares de extensão. Cerca de 2.500 imóveis foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual, e 1.000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português.
Neste conjunto merecem destaque os Palácios dos Leões e de La Ravardiére, a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras e o Teatro Artur Azevedo.
Literatura
Não foi à toa que São Luís ganhou o epíteto “Atenas Brasileira”. A cidade foi e ainda é berço de vários poetas, romancistas e teatrólogos.
Grandes nomes da literatura brasileira nasceram e retrataram a ilha em suas estórias. Destacam-se os irmãos Arthur e Aluísio Azevedo (o primeiro é um dos principais nomes da história do teatro realista no Brasil, enquanto o segundo foi o precursor do romance naturalista no país, com “O mulato”), Graça Aranha (escritor pré-modernista e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922), Ferreira Gullar (poeta pós-modernista e crítico de arte) Josué Montello (escreveu o clássico “Tambores de São Luís”), o poeta Nauro Machado (autor de sonetos concretistas), além de Odorico Mendes, João Lisboa, Gonçalves Dias, Bandeira Tribuzi, Sotero dos Reis, Sousândrade, Gentil Braga, entre outros.
Acesse o site www.ma.gov.br e dê sua opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l