Pular para o conteúdo principal

A doença da relação social




                                                              Por: Ruy Palhano*
                                                                   *Psiquiatra
                                                 E-mail: ruy.palhano@terra.com.br





As doenças mentais são condições clínicas que expressam, entre outras coisas, alterações funcionais do cérebro e por muitos anos tentou-se construir uma “psiquiatria localizacionista”, isto é, uma psiquiatria que pudesse nos dizer exatamente a parte do cérebro que estaria afetada em determinadas doenças. Apesar dos esforços, as tentativas foram em vão e a grandiosa contribuição desses estudos consistiu na definição de uma psiquiatria sistêmica, segundo a qual o processo do adoecer psíquico tem como bases mecanismos biológicos sistêmicos, ou seja, o cérebro é tão somente o local onde se processa a fisiopatologia destas doenças.

Os sintomas psiquiátricos organizados clinicamente definem qual doença está por trás dos mesmos. Exemplo: desânimo, desinteresse, apatia, retraimento social, choro frequente, tristeza acentuada e pensamentos suicidas são sintomas de uma doença chamada depressão, porém, muitos desses sintomas podem aparecer em outros transtornos, que não a doença depressiva propriamente dita. Nesses casos, compete ao médico, por meio dos recursos que dispõe e do diagnóstico diferencial, chegar a uma conclusão clínica, distinguindo então as diferentes doenças.

Isso existe em toda a prática médica e o correto exercício dessa prática é que vai definir um bom diagnóstico e, por conseguinte, um bom tratamento. Em psiquiatria, não é diferente, por exemplo, várias doenças mentais se revelam pelo acentuado prejuízo nas relações sociais, e como se sabe, a forma como nos relacionamos socialmente pode definir nossa saúde mental. Doenças como a esquizofrenia, a depressão, as fobias, a timidez, transtornos de personalidade e muitas outras doenças mentais, tem como característica principal, dificuldades nas relações sociais.

Na atualidade, uma das doenças que mais tem ocorrido é a denominada Transtorno da Ansiedade Social, também conhecida como Fobia Social ou Transtorno da Fobia Social. É uma doença que se expressa através de sintomas e sinais de ansiedade, em contatos sociais ou em situações de desempenho de uma atividade na frente dos outros. Os sintomas variam de discreto mal-estar ao pânico no relacionamento social. Entre os dois extremos existe uma gradação.

Os sintomas que mais incomodam são: taquicardia, respiração acelerada, opressão no peito, tremor nas extremidades, sudorese, boca seca, inquietação e medos de ser criticado. Paralelamente podem aparecer dificuldade de pensar de modo ordenado e expectativa de ser ofendido por alguém.

Nessas circunstâncias, muitos pacientes evadem da situação ou procuram lugares reservados onde possam realizar qualquer tarefa, porém longe de contatos pessoais. Passado o momento, tudo volta ao normal.

Os pacientes percebem que a doença vai se instalando de forma lenta e insidiosa, e, com a evolução, podem se retrair inteiramente de qualquer atividade que implique contatos sociais. Vai havendo um progressivo prejuízo em outras funções cognitivas e sintomas depressivos, ao ponto de muitos pensarem em morrer.

Ocorre que apesar de todos os sintomas prejudiciais, limitantes e muito desagradáveis, sabe-se que o transtorno de ansiedade social (fobia social) apresenta atualmente um prognóstico muito favorável, especialmente com surgimento de medicações que modificam completamente os mecanismos fisiopatológicos dessa doença. Além do mais, outros tratamentos como as psicoterapias, preferencialmente as de base cognitivo-comportamentais, são as mais indicadas e as que melhor colaboram para a recuperação da saúde.






*PSIQUIATRA - Ruy Palhano Silva


MÉDICO NEUROPSIQUIATRA, PROFESSOR DE PSIQUIATRIA DO CURSO DE MEDICINA DA (UFMA),
 MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (UFMA),
 ESPECIALISTA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PELA (UNIFESP),
EX - PRESIDENTE DA ACADEMIA MARANHENSE DE MEDICINA.
RUY.PALHANO@TERRA.COM.BR











Por: Ruy Palhano*
*Psiquiatra
E-mail: ruy.palhano@terra.com.br

Comentários

  1. Bom dia Abimael, só após visitar o seu espaço verifiquei tratar-se de uma opinião técnica, pensei fosse o seu adiantado interesse sobre o assunto, pudesse manifestar-se e, bem! Entendi ser opinião de um psiquiatra. A impressão que tive ao ler os escritos do médico,é que são tantos os sintomas insanos e, necssários os tratamentos. Daí, insisto na implatação da política de educação familiar, e, porque tanta a indifernça em aceitarmos os fatos? Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l