Pular para o conteúdo principal

Carnaval do Maranhão movimenta São Luís a partir de quinta (16)


A despedida das prévias carnavalescas marca este domingo (12) para dar espaço a uma festa ainda mais grandiosa. Está confirmado para começar na quinta-feira (16), o Carnaval – 400 Anos, promovido pelo Governo do Estado, que este ano traz o slogan “Abre Alas Brasil que o Maranhão está chegando”. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), a folia momesca acontece, inicialmente, no Centro Histórico, mas se estenderá, também, pelo Circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus.
Os primeiros dois dias de festa serão em um único espaço: o Centro Histórico. Na quinta-feira (16), os grupos carnavalescos e artistas maranhenses se apresentarão no Canto da Cultura e na Praça Nauro Machado. “Teremos ainda o Cortejo Carnavalesco, quando grupos se concentram na Praça Deodoro e descem para a Praia Grande”, adiantou a coordenadora de Carnaval de Rua da Secma, Márcia Renata.
Na sexta-feira (17), além do Cortejo Deodoro/Praia Grande, a folia acontece em quatro pontos: Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Canto da Cultura e Praça da Faustina. A partir do sábado (18), a programação do Carnaval será estendida ao Circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus, que inclui pontos já consagrados em São Luís. Entre eles, estão a Casa das Minas, Rialto e o Canto de Santana (Rua do Passeio).
Na Madre Deus, os grupos também passarão pela Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto do Meio, Ponto de Fuga, Portal do Ceprama e seguirão para a Casa das Minas, onde finalizam as apresentações, das quais participarão blocos Tradicionais, Alternativos, Organizados e Afros; Tribos de Índio; Escolas de Samba; e grupos de Tambor de Crioula. Nos palcos montados nos pontos da folia se apresentarão, além desses grupos, cantores e bandas maranhenses.
Saldo das prévias
Foram quatro finais de semana de pré-Carnaval. Em todos eles, o roteiro de programação incluiu a Praça Deodoro (de onde, às sextas, descia o Cortejo Carnavalesco rumo ao Centro Histórico); a Praia Grande (aos sábados) e a Madre Deus e os Espaços Vivas (aos domingos). A festa movimentou oito bairros de São Luís: Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade, Maiobão, Vila Palmeira e Liberdade e Estiva.
Segundo o supervisor do Espaço Viva da Vila Embratel, Carlos Cunha, as apresentações no local foram sempre acompanhadas de intensa participação do público. “Temos um histórico de envolvimento popular nas festas que acontecem no espaço Viva daqui. Este ano, não foi diferente. Tivemos uma prévia tranquila, com muita gente brincando e assistindo às apresentações, que foram excelentes”, afirmou.
Na Liberdade, a participação popular também marcou os dias de pré-carnaval no Espaço Viva. “A programação foi muito bem aceita pelas pessoas. Houve dias, em determinadas apresentações, que o espaço ficava lotado, mas sempre muito tranqüilo, em clima de festa”, garante o supervisor do local, Rafael França.

Sucesso
De acordo com Márcia Renata, este ano, a participação popular nas apresentações em todos os pontos da folia foi maior que ano passado, quando já foi registrado uma ampliação no número de foliões. “Em geral, as sextas-feiras registram muitos frequentadores na Praia Grande e, com a programação do pré-Carnaval, esse número aumentava. Pudemos perceber que as pessoas vinham ver as apresentações também aos sábados, por conta do sucesso da sexta-feira. Isso comprova que o formato da grade de apresentações adotado pela Secretaria de Cultura vem se consolidando como um sucesso”, afirmou.
O superintendente de Ação e Difusão Cultural, Wellington Reis, revelou que a inclusão do Centro Histórico no circuito da folia vem sendo adotado desde 1998. “As pessoas estão acostumadas a buscar a Praia Grande quando o assunto é cultura. Daí o sucesso das apresentações no local e por isso incluímos o local na programação dos dias oficiais de Carnaval”, salientou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l