Pular para o conteúdo principal

Teresina: 7 dias de manifestações e intensa repressão policial



FONTE: PORTAL VERMELHO





A terça-feira (10) foi marcada pelo sétimo dia de manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina, no Piauí. A repressão policial foi das mais violentas desde que os estudantes iniciaram os protestos no dia 2 deste mês.


Na tentativa de encerrar o impasse e buscar uma solução, o Ministério Público do estado e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se colocaram à disposição para intermediar as negociações entre os estudantes e a prefeitura, como informou a Agência Brasil.

Os manifestantes, em sua maioria estudantes, protestam contra o reajuste da passagem, que aumentou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O aumento foi determinado por um decreto assinado pelo prefeito Elmano Ferrer (PTB) nos últimos dias de 2011.

No começo da tarde desta quarta-feira (10) os estudantes se dirigiram para a frente do Palácio da Cidade, depois voltaram em caminhada pelo centro comercial e voltaram para a Praça do Fripisa onde decidiram terminar as manifestações daquele dia.




Mas um grupo de estudantes no canteiro Frei Serafim foi aumentando aos poucos enquanto cerca de 450 policiais se agrupavam próximo, quando o movimento invadiu a avenida. Mesmo sem nenhum ato de vandalismo, foi recebido com bombas de efeito moral e balas de borracha.

De acordo com o site 180 graus, que realiza a cobertura dos protestos, alguns manifestantes foram arrastados pela rua até as viaturas e em seguida presos, ao todo cerca de 20. Policiais invadiram a Panificadora Modelo e prenderam um funcionário e uma cliente que nada tinham haver com os protestos, além de várias pessoas, incluindo um fotógrafo.





Integração


Buscando dar um golpe na população e apostando que as festas de fim de ano impediriam uma mobilização, Ferrer assinou o decreto determinando o aumento na passagem no final de 2011 e a criação da integração do transporte, antiga reivindicação do movimento social local.

Mas em Teresina a integração se limitaria a diminuir pela metade o valor da 2ª passagem e desde que ela venha a ser realizada 1 hora após o embarque no primeiro ônibus.

Além disso, segundo a própria STRANS (Superintendência de Transportes e Trânsito), a integração só aconteceria em 35% das linhas, e cada linha só poderia se “integrar” com outras linhas predeterminadas pela prefeitura.

Por conta da “integração” a prefeitura ainda teria removido alguns pontos de ônibus de uma das principais avenidas da cidade (Av. Frei Serafim, local dos conflitos), aumentando ainda mais o tempo em que o usuário permanecerá no veículo e reduzindo ainda mais as chances de o cidadão usufruir da integração.

Cartão de crédito

Outro ponto que causa estranhamento é a questão do cartão magnético que permitirá o acesso ao ônibus. Ele foi confeccionado pela empresa Cred Shop, administradora de cartões de crédito, pertencentes ao Grupo Claudino, que tem como um dos sócios o senador João Vicente Claudino, do PTB, mesmo partido do prefeito.

Segundo Álvaro Dias Feitosa, estudante de Direito da Universidade Federal do Piauí, e Lucas Vieira, advogado, este cartão para a integração também funciona como um cartão de crédito. O que induz o usuário do transporte público a ser cliente da empresa de crédito da empresa do senador.

Criminalização

Além de sofrer com a repressão policial, o movimento tem sido criminalizado por quase toda a mídia comercial local, que atua em grupo a favor dos interesses dos empresários de transporte privado e dos grupos políticos associados a eles.

Em quase todas as matérias os que participam do movimento não são tratados como estudantes, mas como “bando de baderneiros”.

O movimento tem se organizado fundamentalmente pela internet. No twitter a hastag usada pelos estudantes tem sido a #contraoaumento.

A seguir, os endereços dos sites indicados pelo movimento para quem gostaria de acompanhar a situação dos protestos de Teresina:

http://180graus.com/geral/veja-o-resumo-das-manifestacoes-contraoaumento-da-semana-486577.html

http://www.contraoaumento.com/

http://chegadeaumentopi.blogspot.com/

Com informações do Blog do Rovai e do 180 graus


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l