Pular para o conteúdo principal

Sindicato dos jornalistas divulga nota de repúdio após agressão a jornalista em Teresina



 

Durante cobertura de manifestações de estudantes em Teresina - PI, o jornalista Cicero George Portela do site Portalodia.com sofreu repressão de policiais, informa o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí por meio de nota divulgada na última terça-feira (10).
O sindicato repudia a ação sofrida por Cícero George Portela.Segundo o texto, Portela “sofreu censura, humilhação e ainda teve o seu equipamento de trabalho, uma máquina fotográfica, tomada por supostos policiais à paisana”.
A entidade classifica o episódio como agressivo e como um atentado à liberdade de imprensa e frisa que “o  jornalista apenas fazia a cobertura jornalística da manifestação, fazendo anotações e registro fotográfico das ações executadas tanto por manifestantes quanto dos policiais na repressão aos excessos na avenida Frei Serafim”.

                                             NOTA DE REPÚDIO

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vem a público condenar veementemente e manifestar o seu repúdio a covarde agressão sofrida pelo jornalista CíCERO GEORGE PORTELA, do Portalodia.com, que no exercício do jornalismo sofreu censura, humilhação e ainda teve o seu equipamento de trabalho, uma máquina fotográfica, tomada por supostos policiais à paisana que estavam a reprimir com truculência manifestações dos estudantes na avenida Frei Serafim. Se configurada a suposta ação policial, lamentamos profundamento que Agentes do Estado, impeçam com atos agressivos, desumano e de atentado à liberdade de imprensa e aos direitos humanos, contra profissionais dos meios de comunicação do nosso Estado. O jornalista apenas fazia a cobertura jornalística da manifestação, fazendo anotações e registro fotográfico das ações executadas tanto por manifestantes quanto dos policiais na repressão aos excessos na avenida Frei Serafim.

Diante de tal agressão à liberdade individual do profissional, o Sindicato manifesta apoio ao mesmo no sentido de garatir-lhe o reparo dos danos morais pela intimidação e abuso sofrido dos supostos agentes policiais que agiram com truculência contra o jornalista no seu exercício profissional.

É lamentável que fato como esse de censura e agressividade à liberdade de imprensa ainda ocorra por parte das autoridades policiais, exigindo do Governo do Estado do Piauí e do Secretário Estadual de Segurança Pública providências necessárias no sentido de fazer valer a ética profissional e o bom uso do aparelho policial do Estado.

O Sindicato dos Jornalistas está comunicando o fato à Federação Nacional dos Jornalistas, bem como aos demais sindicatos de jornalistas do país e às organizações internacionais de combate à violência contra profissionais da imprensa, a fim de que constem em seus anais e relatórios de Direitos Humanos.

Também colocou à disposição do jornalista a Assessoria Jurídica da entidade para adotar as medidas judiciais cabíveis em sua defesa, caso seja identificado de onde partiu a ação contra o jornalista. Reafirmamos, portanto, a nossa intransigente luta pela liberdade de imprensa e pelos direitos humanos.


Teresina, 10 de janeiro de 2012


A Diretoria
Sindicato dos Jornalistas do Piauí

Comentários

  1. Bom dia Senhor jornalista Abimael, fico solidário com o seu colega também jornalista piauiense, sendo mais um a repudiar atos brutais qualquer quer seja praticado principalmente por pessoas no exercício de sua profissão e amparado por lei! Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l