Pular para o conteúdo principal

Projeto Positivando o IDH vai a Brejo de Areia e Lagoa Grande do Maranhão

Projeto Positivando o IDH vai a Brejo de Areia e Lagoa Grande do Maranhão





Créditos: Virgínia Diniz   
Brejo de Areia tem um dos IDH mais baixo do Maranhão

Brejo de Areia tem um dos IDH mais baixo do Maranhão

Entrada da cidade de Lagoa Grande

Entrada da cidade de Lagoa Grande

Trânsito e transporte alternativo em Lagoa Grande

Trânsito e transporte alternativo em Lagoa Grande

O Prefeito Jorge de Melo e os Promotores Reginaldo Carvalho e Thereza Muniz

O Prefeito Jorge de Melo e os Promotores Reginaldo Carvalho e Thereza Muniz

Estrada de Lagoa Grande Maranhão

Estrada de Lagoa Grande Maranhão

Estrada de Brejo de Areia

Estrada de Brejo de Areia
Os municípios de Lagoa Grande do Maranhão e Brejo de Areia, localizados a 224km e 305 Km de São Luís, respectivamente, são as próximas localidades onde serão realizadas audiências públicas do projeto Positivando o Desenvolvimento Humano, do Ministério Público do Maranhão (MPMA). As audiências ocorrem nos dias 24 e 25 de janeiro. Lagoa Grande do Maranhão possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,492 e Brejo de Areia registra o índice de 0,501.

Iniciado em outubro de 2011, o projeto já visitou seis dos municípios maranhenses com IDH baixo, conforme constatado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O primeiro momento do Positivando consiste em audiências públicas realizadas para ouvir a população sobre a qualidade de vida, que engloba aspectos como aplicação de políticas públicas, execução de convênios, qualidade nos serviços de energia elétrica, saneamento básico, telefonia, educação, saúde entre outros. Após este momento, são feitas mediações entre gestores públicos e empresas que fornecem serviços na região, a fim de garantir os direitos dos cidadãos dos municípios envolvidos no projeto.

As audiências públicas, também possibilitam que cidadãos, gestores públicos, autoridades civis e religiosas e líderes sindicais, analisem juntos as deficiências do local e o que é necessário fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O projeto também permite aos promotores de Justiça, responsáveis pelas Comarcas que englobam os municípios visitados, estar mais próximos do cidadão.

“Momentos como este são importantes para saber as deficiências nos serviços oferecidos e também permitem que os cidadãos monitorem o atendimento às suas reivindicações”, explica o promotor de Justiça Reginaldo Júnior Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lago da Pedra, da qual Lagoa Grande do Maranhão é termo judiciário.

VISITAS PRECURSORAS

Antes das audiências, a equipe do projeto faz visitas precursoras às cidades para analisar a infraestrutura existente para a realização das audiências.

Durante a visita precursora a Lagoa Grande do Maranhão, a equipe testemunhou a ida do promotor de Justiça da Comarca de Lago da Pedra, Reginaldo Carvalho, ao Conselho Tutelar do município para atender a população. “Fazemos um serviço itinerante aqui na região, facilitando o acesso às pessoas aos serviços oferecidos pela promotoria”, explicou.

No Conselho Tutelar, o promotor atendeu Elisangela Castro Pedrosa, que mudou de Lago da Pedra para Lagoa Grande do Maranhão para fugir dos maus tratos do marido. “Nós estamos separados há quatro meses. Ele disse que ia levar as crianças ao médico e nunca mais voltou. Tenho medo de ir buscá-las ele me bater ou fazer algo contra mim”, contou. Segundo ela, a presença do promotor de Justiça facilitou a vida dela.



LAGOA GRANDE DO MARANHÃO
Distância à capital: 224km
População (IBGE 2010): 10.517
Desmembrado do município de Lago da Pedra, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 6170, de 10 de novembro de 1994.

Em 2005, Lagoa Grande do Maranhão chegou a liderar o ranking dos municípios do país com o maior número de excluídos, com Índice de Exclusão Social (IES) de 74,47 %,

BREJO DE AREIA
Desmembrado do município de Altamira do Maranhão, foi elevado à categoria de município com a denominação de Bom Lugar, pela Lei Estadual nº 6170, de 10 de novembro de 1994.

Distância à capital: 305km
População (IBGE 2010): 5.577


SERVIÇO
O quê: Audiências públicas do projeto Positivando o Desenvolvimento Humano, do MPMA, com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, Fátima Travassos
Onde: Quadra poliesportiva de Lagoa Grande do Maranhão e Centro Social de Brejo de Areia Quando: 24 de janeiro (Lagoa Grande do Maranhão) e 25 de janeiro (Brejo de Areia)

Redação: Virgínia Diniz (CCOM-MPMA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l