Parceria com o Governo do Estado garante novo hospital à população de Lima Campos


Obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal de Lima Campos, viabilizados por meio de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Prefeitura, foram entregues à população, na manhã de domingo (15), durante a comemoração dos 50 anos de emancipação do município.
A unidade hospitalar tem 30 leitos e oferece serviços de mamografia, Raio-X, exames laboratoriais e procedimentos cirúrgicos.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Lima Campos, Francisco Jeremias de Medeiros (Xarim); do secretário-adjunto de Saneamento e Engenharia da SES, Jorge Mendes; do deputado federal Simplício Araújo (PPS) e do estadual Raimundo Louro (PR); da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; do presidente da Câmara de Vereadores, Orlando Rocha; da secretária municipal de Saúde, Cleide Silva, e de centenas de pessoas que foram conhecer o novo hospital.


Jorge Mendes disse que a determinação da governadora Roseana Sarney é que seus secretários façam obras que venham a beneficiar a população maranhense e o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, dará continuidade à parceria em Lima Campos. O convênio garantiu a aquisição de equipamentos, a ampliação do prédio e os serviços de pavimentação e urbanização da área externa do Hospital Municipal.

No local foi construído um muro de proteção lateral e frontal, e implantada grade de ferro e portão. Foi construída, também, uma guarita, feito o calçamento e a urbanização na parte externa da unidade de saúde. Foram adquiridos, ainda, um eletrocardiógrafo portátil digital, os equipamentos do consultório odontológico, grupo gerador, aparelho de ar-condicionado, longarina de cinco lugares, televisão, frízer, fogão, refrigerador, sistema de ergometria com espansor, aparelho de mamografia completo, aparelho de Raio-X e contador automático de células sanguíneas.

Assim como em Lima Campos, a SES firmou convênio de reforma e ampliação de hospital com os municípios de Cachoeira Grande, Cantanhede, Cidelândia, Dom Pedro, Governador Archer, Grajáu, Icatu, Miranda do Norte, Paço do Lumiar, Penalva, Raposa, Santa Helena, São Domingos do Azeitão, São Pedro da Água Branca e Vargem Grande.

O prefeito Xarim agradeceu o apoio do governo e dos deputados para a conclusão da obra e disse que vai solicitar uma audiência com a governadora e o secretário Ricardo Murad para pedir o credenciamento do hospital na rede do Sistema Único de Saúde. “O hospital está pronto, equipado e agora precisamos do apoio do governo para que possa funcionar em sua plenitude e oferecer ao povo de Lima Campos um atendimento de saúde de qualidade”, disse ele.

A população aprovou a nova unidade de saúde. Iranice Souza Leite, que é agente comunitária de saúde, disse que o hospital representa a realização de um sonho para a população. “O dinheiro gasto com aluguel de prédio para funcionamento do hospital agora esperamos que seja revertido em melhoria nos serviços de saúde prestados à população”, acrescentou. Maria Lopes, também residente em Lima Campos, ficou admirada com o tamanho da obra. “Está tudo muito bonito. Esperamos que funcione e ofereça bons serviços para as famílias que moram em Lima Campos”, acentuou ela.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos