Pular para o conteúdo principal

A morte prematura de seis jovens sem o cinto de segurança


A morte prematura de seis jovens sem o cinto de segurança













Um gravíssimo acidente de trânsito apagou, definitivamente, a alegria e o sorriso de seis jovens, cinco moças e um rapaz, na madrugada de sábado 21/01, nos arredores de Brasília, próximo à Ceilândia. As vítimas tinham entre 16 e 19 anos e voltavam de uma festa no Recanto das Emas. O carro capotou e caiu em um barranco na BR-070. Um ciclista encontrou os corpos, mutilados e sem vida, cerca das 06:30 horas da manhã. O motorista, um rapaz de 19 anos, e as passageiras, com idade entre 16 e 19 anos, foram arremessados do veículo, que caiu de um barranco e capotou diversas vezes.




As vítimas tinham saído da festa e passaram em um shopping de Taguatinga. De acordo com o levantamento preliminar da polícia, o carro seguia pela BR-070 no sentido Águas Lindas. Na altura do Setor O, em Ceilândia, o motorista teria perdido o controle da direção em uma curva. De acordo com os bombeiros, todos os ocupantes do carro ESTAVAM SEM O CINTO DE SEGURANÇA. O delegado que investiga o acidente disse que, segundo informações do padrasto do motorista, o jovem que conduzia o veículo modelo Astra pegou o carro sem avisar. Segundo a polícia, ele não tinha carteira de habilitação.





Mais seis preciosas vidas perdidas, portanto, na violência do trânsito brasileiro e seis famílias destroçadas pelo resto de suas existências, onde a ilusão de vulnerabilidade dos jovens e o desafio ao perigo, ao volante de um carro, são as causas determinantes de tanta tragédia. Se o cinto de segurança iria salvá-los ou não em razão da altura- ainda não se tem tal detalhe- de que o veículo projetou-se em queda não se pode determinar nesse momento. Não se sabe se o veículo também possuía o air bag e este acionou-se e que parte do veículo tocou primeiramente com o solo na queda. A perícia irá determinar.





O que se sabe é que caso tivessem fazendo uso do cinto talvez houvesse a possibilidade de alguns deles escapar da morte e não serem arremessados para fora do veículo. Uma verdadeira cena de filme de terror durante uma madrugada, com corpos arremessados violentamente, em queda livre, contra o solo. Sabe-se também que o cinto de segurança, é equipamento de uso obrigatório em todos os bancos do veículo, assim como as cadeirinhas, no banco de trás, que salvam vidas de crianças e bebês a todo instante.





Vale lembrar que durante uma colisão ou capotamento ou queda do veículo, ocorrem dois tipos sequenciais de impactos. O primeiro, do veículo contra o obstáculo, que pode ser um outro carro, um poste, uma árvore, uma mureta, o solo. O segundo, é o dos corpos contra qualquer parte do veículo. Dependendo do impacto, alguns corpos, quando não se faz o uso do cinto, são arremessados para fora do veículo. Quando se está usando o cinto de segurança, os ocupantes permanecem, em caso de acidente, na maioria dos casos, postados em seus bancos e as lesões são certamente reduzidas. Tal equipamento evita, sobretudo, que os corpos, já com peso muito maior pela ação do movimento ou da queda, sejam arremessados violentamente contra o para-brisa ou painel, e contra o banco da frente para os que se encontram postados no banco de trás ou ainda para fora do veículo. Assim sendo, são evitadas graves contusões na cabeça, no tórax, abdômen, pernas, braços e também no globo ocular.





Mas a impulsividade natural da juventude- não se sabe ainda se consumiram bebida alcoólica momentos antes na festa- a imprudência e a ilusão de invulnerabilidade muitas vezes falam mais alto. Jovens motoristas continuam desfiando o perigo, morrendo, matando e mutilando na guerra do trânsito brasileiro. Muitos, como agora estes seis jovens, acabam tendo um fim prematuro ou se tornam, ad eternum, presos a um leito ou atrelados a uma cadeira de rodas.


.


Mais uma chocante e pavorosa tragédia no violento trânsito brasileiro. O pior é que permanecemos em estado letárgico impotentes para frear tão grave doença social, onde a incidência maior das 40 mil mortes/ano compreende-se na faixa etária de 18 a 34 anos. Ou seja, o Brasil vem perdendo, a todo instante, preciosas vidas pela insensatez de seus próprios jovens, num cenário permanente de carros retorcidos, vítimas ensanguentadas, dor e sofrimento. O carro provou, mais uma vez, que continua sendo uma perigosa e macabra máquina mortífera. Até quando a imaturidade dos motoristas e motociclistas brasileiros, jovem ou não, prosseguirá enlutando e entristecendo famílias?



Autor: Milton Corrêa da Costa

Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l