Pular para o conteúdo principal

A mentira e o cérebro - Ruy Palhano Silva




        
A palavra mentir, se origina do latin “mentíre”, que significa faltar com a verdade, iludir, imaginar, inventar. Trata-se de uma conduta que parece que não é só encontrada em seres humanos, outros animais de outras espécies também são chegados a esta prática especialmente para manterem a sobrevivência.
Desde os primórdios, mentir sempre foi uma condição abominável, reprovável e repudiada pela sociedade, especialmente por ferir os princípios da dignidade e da ética e do ponto de vista jurídico mentir pode ser considerado crime, tais como as descritas no art. 342 do Código Penal (CP), previstas em varais circunstâncias.
Há os caso onde a mentira é considerada tolerável e que não se enquadra como crime, nestas condições a mentia é designada como mentira branca ou mentira social, onde esta prática não ocasiona qualquer dano às pessoas.
Apesar das nefastas conseqüências sociais ocasionadas pela mentira, esta conduta nos dias atuais, passou a fazer parte de uma cultura que se estabelece a cada momento pela sua prática freqüente em uma grande variedade de circunstâncias: no comércio, nas atividades profissionais, nas relações amorosas e sociais em muitas outras ocasiões em que estamos envolvidos.
A mentira também faz parte do folclore, pois desde o século XVI criou-se na França o dia da mentira que é comemorado o dia 1º de abril, fato que começou como uma brincadeira neste país e que se estende até hoje, pois a tradição continua e o tema nos leva a refletir sobre a presença da mentira no nosso dia-a-dia.
Neurocientistas californianos descobriram que o cérebro de mentirosos patológicos os que mentem compulsivamente têm até 26% a mais de massa branca no córtex pré-frontal que os demais, onde acontece uma intensa transmissão de informações que ajudam a inventar as mentiras. Além disso, eles têm 14% menos massa cinzenta na área que controlaria os impulsos que usamos para julgar o certo e o errado.Algo muito parecido com o cérebro de criança que até os cinco anos têm três quartos de massa branca no cérebro, por isso é natural que ela viva no mundo da fantasia. Após os seis anos tomará mais conta da realidade e se depois desta idade permanecer mentindo os pais devem se preocupar mais com este filho.
Sabe-se também que a incapacidade de controlar os impulsos de mentir é um processo semelhante ao encontrado nos viciados em jogos (jogo patológico), em comer (comer compulsivo), em comprar (comprar compulsivo), em sexo ( sexo compulsivo) e no consumo de álcool ou outras drogas (beber compulsivo). Isto é, estas pessoas que mentem patologicamente (mitomania), de fato apresentam alterações funcionais no controle dos impulsos de forma semelhante ao que ocorre com estes outros doentes.
Para os mentirosos compulsivos, o recomendável é esclarecer, e resolver, o motivo que os levam a mentir, e orientá-los a desenvolverem atividades criativas que exercitem a parte branca do cérebro de modo produtivo para a pessoa. Além do mais o uso alguns medicamentos como os neurolépticos e antidepressivos em pequenas quantidades podem ajudá-los a se livrarem deste problema.
Outro tratamento recomendável é a terapia cognitiva comportamental-TCC, que os ajudam a reorganizarem sua forma de agir e de pensar. Todavia, antes de recomendar os tratamentos acima sugeridos deve-se proceder a uma rigorosa avaliação médica e psiquiátrica para se descartar a possibilidade de que este comportamento de mentir não esteja associado a outros transtornos inclusive os de personalidade que é muito freqüente a meu ver um dos mais graves, pois em geral é praticado por sociopatas e que mentem de forma cínica e descaradamente e não sente qualquer culpa ou remorso sobre as conseqüências nefastas que sua conduta de mentir, vai ocasionar à população. Transtorno epilético de lobo temporal e disfunções químicas do cérebro são duas outras condições neuropsiquiátricas muito freqüentes nesta população.





  • Médico Neuropsiquiatra, Professor de Psiquiatria do Curso de Medicina da (UFMA), Mestre em Ciências da Saúde (UFMA), Especialista em Dependência Química pela (UNIFESP),Ex - Presidente da Academia Maranhense de Medicina.
  • e-mail

    ruy.palhano@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l