Pular para o conteúdo principal

Funai investiga morte de criança indígena no Maranhão



A Fundação Nacional do Índio (Funai) no Maranhão abriu investigação para apurar uma denúncia do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre o assassinato de uma criança indígena de 8 anos de idade da etnia Awá-Guajá na cidade de Arame, distante 469 quilômetros de São Luís. Depois de morta, a criança foi queimada e

jogada em uma cova. A execução ocorreu no ano passado e os indígenas acreditam que madeireiros que cortavam árvores de forma ilegal em Arame estejam envolvidos no assassinato.


A criança foi executada na aldeia Tatizal, distante 50 quilômetros da sede de Arame. O crime, pelas informações do Cimi, ocorreu em outubro do ano passado. Na versão dos indígenas, a criança estava com os pais na aldeia, mas saiu para brincar e se perdeu deles no meio da floresta. Depois, os indígenas Awá-Guajá encontraram apenas o corpo da criança queimado em uma cova dentro da aldeia Tatizal.




O Cimi acredita que o crime tenha alguma relação com os madeireiros que cortam madeira de forma ilegal na região. Na mesma época em que a criança foi assassinada, índios Guajajara confirmaram que madeireiros estavam extraindo madeira na reserva Araribóia, por meio de correntão (uma técnica ilegal de desmatamento que consiste no uso de tratores e grandes e pesadas correntes para acelerar a retirada da vegetação). Os Guajajara acreditam que indígenas ligados aos madeireiros facilitaram a entrada deles na região. Os indígenas que facilitaram a entrada de madeireiros em Arariboia são da aldeia Batizal. Alguns índios acham que a criança foi morta porque testemunhou a ação dos madeireiros e dos indígenas, mas ainda não se sabe ao certo as razões do crime.

Nômades, os Awá-Guajá são os únicos indígenas isolados no Maranhão. Eles já deixaram a região onde ocorreu o crime. O Cimi afirma que os Awá-Guajá temem novos ataques. “O crime ficou um tempo escondido porque os Awá-Guajá são nômades e manter contato com eles não é fácil”, afirmou Luís Carlos Guajajara, integrante do Cimi no Maranhão.

Nesta sexta-feira, por meio de nota oficial, a coordenadora do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Maranhão, Rosimere Diniz, afirmou que ataques indígenas são denunciados há bastante tempo. “Tem se tornado frequente a presença desses grupos de madeireiros colocando em risco os indígenas isolados. Nenhuma medida concreta foi tomada para proteger esse povo”, declarou.

Como primeira providência, a Funai encaminhou três técnicos à Arame para apurar a morte da criança indígena. A investigação foi instaurada a pedido da coordenadora da Funai de Imperatriz, Raimunda de Almeida. Os técnicos chegam na tarde desta sexta-feira a Arame. Um laudo com detalhes sobre o caso será divulgado na próxima segunda-feira, conforme a Funai de Imperatriz. A Funai informou que não vai se pronunciar sobre o caso sem antes ter os primeiros laudos sobre a morte da criança.

O Cimi também pretende denunciar o crime ao Ministério Público Federal (MPF) na próxima semana. Eles esperam apenas receber um vídeo da cova onde a criança foi enterrada. A Polícia Civil, diante das informações publicadas na imprensa local, também pretende abrir procedimento investigatório.

O último registro de assassinato de indígenas no Maranhão ocorreu em setembro do ano passado, quando o Solenilson Timbira, dos Krepum Kateyê, se envolveu em uma discussão com um morador da cidade e foi morto a facadas, na cidade de Itaipava do Grajaú, a 600 quilômetros de São Luís. Relatório do Cimi aponta que, em 2010, cinco indígenas dos povos Guajajara, Ka’apor e Timbira foram assassinados. Em todo o Brasil, foram 60 índios executados, conforme o Cimi.



FONTE:WILSON LIMA - IG MARANHÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l