Pular para o conteúdo principal

A cidade que temos, o município que queremos - * ÁLVARO BATALHA JARDIM

A  cidade que temos, o município que queremos

* ÁLVARO BATALHA JARDIM



Quanto custa uma eleição para prefeito de Arari? A oportuna indagação foi lançada no blog do meu querido amigo Ezequiel Neves. O tema é relevante e interessa a todos os cidadãos e cidadãs que residem em Arari.


Sabe-se que os custos de uma campanha eleitoral são estratosféricos, assim, “só pode candidatar-se a prefeito em Arari quem tiver dinheiro”, conforme ressaltou Ezequiel. O nobre blogueiro sintetizou a questão, com bastante clareza: “Ora, mas se isso é verdade, então nunca teremos alguém do povo administrando Arari”, enfatizou Ezequiel.


A constatação ancora-se em numa perversa tradição da política brasileira. Sabemos que, historicamente, com raríssimas exceções, os eleitos são sempre os mesmos. Dessa forma, cinco séculos após o descobrimento do Brasil, os municípios continuam sendo uma espécie de capitania hereditária. Apenas alguns privilegiados revezam-se no poder, impedindo que pessoas talentosas, criativas, dedicadas e comprovadamente eficientes possam ser alçadas à condição de administradores municipais.


Essa realidade é determinante para o lento crescimento dos municípios brasileiros, especialmente os que estão localizados nos estados mais pobres da federação onde a concentração de riqueza é maior.


Sem se dar conta dos malefícios da falta de alternância nas administrações municipais, os eleitores são induzidos a perpetuar no poder gestores que em muitos casos não conseguem desenvolver um trabalho capaz de alterar, de forma significativa, a realidade local.


Definitivamente, chegou a hora de mudarmos essa corrosiva tradição. Está nas mãos de cada um de nós, de cada eleitor, de cada jovem, de todos aqueles que alimentam o desejo de mudança, a vontade de melhorar a passos largos.


Precisamos fazer uma revolução nos métodos políticos e transformar a realidade. Isso é possível, desde que esse sonho passe a dominar os corações e as mentes de cada cidadão e cada cidadã arariense.


Revolução na política local não é apenas um sonho, trata-se de uma necessidade inadiável. Não podemos desperdiçar a bela oportunidade que desponta no horizonte. Como isso será possível? Com fé, amor no coração, união, trabalho e a imprescindível colaboração de todos os sonhadores e sonhadoras que habitam nossa querida Arari. Só assim a cidade que temos se transformará no município que queremos.


(*) Graduado em Ciências Agrárias; Coordenador da Macal Consultoria; ex-secretário de Agricultura de Arari

Comentários

  1. Boa noite, que belo discurso, escreve com sabor de poesia, parabens pelos escritos e parabens por morar em um município onde o povo não é corrupto. Onde a corrupção não está representada por uma organização chamda Colônia de "pescadores", onde o povo não vende o seu voto, porque onde moro, Rosário, só ganha eleição quem tem pai muito rico, que para ser bomzinho coloca sua fortuna ao "bem-estar da população"! Ou então, consegue empréstimo de agiotas. Em Rosário tem um povo tão "honesto", que participa de todas as carreatas, em busca de uns litros de gasolina. E depois querem bons hospitais e boas escolas? Quem tem que mudar não o político, é o povo! Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l