Pular para o conteúdo principal

Valeu, Lula: uma homenagem, não um adeus

Valeu, Lula: uma homenagem, não um adeus: "





De Luis Soares, em Pragmatismo Politico







Amanhã fecha-se um ciclo. É o último dia de um governo comandado por uma figura simbólica que estimulou a esperança e avançou em questões historicamente defasadas. O nosso presidente é o inspirador desse movimento revolucionário de pensamentos e atitudes que se inicia no país. Pragmatismo Político é tão observador quanto participante e sente-se na obrigação de celebrar este momento singular.





O fato é que Lula extrapola qualquer espaço específico do universo humanístico. Sendo um fenômeno, adquire o privilégio da imunidade no tocante ao comprometimento do seu nome com toda e qualquer corrente de pensamento fragmentado, incompleto, deturpado e manipulável. Então, por personificar a libertação do povo brasileiro, Lula pode ser referência de estudo em todas as fases da sua vida, ou seja, antes, durante, e depois da sua ascensão ao cargo mais alto do país.





Considero, no entanto, que a força da sua significação histórica começará a aparecer verdadeiramente daqui a dois dias, a partir de 2011, quando Dilma o sucederá no posto de presidente da República. E ele passará a ser, sem sombra de dúvida, um fantasma que pairará em todos os segmentos da política brasileira. As questões em pauta se sustentarão em quando, como e porquê se fará mais ou menos do que Luis Inácio fez.





O índice recorde de aprovação do ex-metalúrgico em todas as classes sociais o credencia como a melhor experiência da nossa história republicana. Ninguém deve mais se envergonhar de tachá-lo como um paradigma, um divisor de águas da história política do Brasil. Desse modo, urge que aquela sentença do falecido escritor e teatrólogo Nelson Rodrigues de que 'toda unanimidade é burra" caia por terra - embora ainda possamos considerar descartáveis os 4% que o rejeitam.





Quer dizer, quem se habilita a desconstruir ou minimizar a importância de Luis Inácio Lula da Silva para o Brasil? Evidentemente que não é tão fácil elogiá-lo e meio a tanta popularidade, devido a parecer que se está mistificando-o. Mas, queiram ou não seus adversários e inimigos, com base na sociologia, na antropologia, na filosofia, na psicologia, de resto, em quaisquer tipos de estudos da área humanística, o dado concreto, como ele mesmo diz, é que 'nunca antes na história do Brasil, existiu um presidente da República como Lula!'





Abaixo, a extensão de nossa homenagem em imagens e algumas pinceladas:


































O corpo teórico e programático do Partido dos Trabalhadores foi inspirado na figura de um metalúrgico, que só começou a se interessar por política graças à insistência do seu irmão de alcunha Frei Chico.

































Quando o sonho virou realidade. Quando o torneiro mecânico tornou-se presidente do Brasil
























Num país como o nosso, onde o abismo entre ricos e pobres ainda é enorme, o maior capital de um político é possuir identificação com as massas.






















A imagem dispensa comentários






































































O Lula presidente toda vez que se manifesta publicamente e de improviso, principalmente nos palanques, adota uma linguagem (para alguns premeditada, mas que para ele é natural, intuitiva e empírica) que o aproxima mais ainda das suas origens. E se emociona.





































Acolhidos, mas não muito agradecidos.








































Acolhidos e muito bem agradecidos. Lula é tão somente a cara do povo brasileiro.




























O choro de uma conquista incalculável. De um novo começo. De um sonho que só os mais otimistas imaginavam materializar.





































O choro da noção de quem ajudou a construir um país melhor e reconhece a sua importância histórica e simbólica. É, também, um choro de 'valeu a pena' e 'obrigado'.













O primeiro presidente oriundo da classe trabalhadora passa o bastão para a primeira mulher presidenta do Brasil









































































Obrigado, companheiro.






"

Comentários

  1. Vamos cultivar nossas amizades e os nossos nossos momentos felizes...
    Vamos aprender a gostar, aprender a conviver, aprender a viver com as diferenças, aprender a fazer novas amizades...
    Vamos acreditar que o ano que vem será melhor, vamos ir a luta, vamos buscar.
    Vamos fazer as coisas acontecerem, vamos dar sorrisos a uma cara feia, vamos dar alegria ao mundo.
    Temos que saber da valor aos momentos da vida, ao que temos agora, ao que conhecemos, ao que vivemos, ao que sabemos...
    Temos que saber da valor aos momentos de encontros, de conversas, aos momentos felizes;
    Vamos esquecer as tristezas e vamos iniciar o ano de 2011 com muitas esperanças...
    Vamos fazer de cada encontro, de cada momento, um momento especial, um momento único, um momento inesquecível, uma hora mágica !!!
    É hora de aprender a dar importância as pequenas coisas da vida, as coisas mais simples; aos encontros, aos sorrisos, as palavras perdidas, aos amigos, aos momentos que passamos juntos.
    Eu escreveria minha vida toda sobre este tema por que é importantíssimo, isto é dar valor e gostar do que temos...Vamos ser pessoas melhores.
    Se nada muda... Vamos ter iniciativa, vamos mudar... Vamos aprender a importância de cada momento ou de cada sorriso ou de cada dia de 2011;
    Vamos viver 2011, dia a dia, vamos acreditar, vamos lutar pelos nossos sonhos, que certamente tudo se realizará...
    FELIZ 2011 !!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Abimael, bonita homenagem. O Lula merece, por tudo que fez pelo povo brasileiro. Espero que um dia ele volte.Enquanto isto, vamos apoiar a Dilma, que com certeza vai continuar levando o Brasil rumo ao desenvolvimento com justiça social e distribuição de renda. Confiando sempre, feliz 2011!
    Milu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l