PT/MA: confusão à vista

PT/MA: confusão à vista




Conforme previsto há algumas semanas pelo blog, teremos grandes emoções no PT nos próximos dias.

A edição desta quarta-feira (3), do jornal O Estado do Maranhão, traz matéria onde o dirigente estadual do PT, Evandro Sousa, sugere a expulsão do partido “de quem fez campanha contra Dilma”.

Não se sabe ainda se a posição de Evandro Sousa reflete uma posição oficial dos principais dirigentes da sua corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma do presidente estadual Raimundo Monteiro e do vice-governador eleito Washington Luiz, mas o fato é que as declarações do coordenador da campanha da Dilma no estado caiu como uma bomba no PT e deverá provocar reações diversas.

Enquanto aqui no Maranhão parece que “o bicho vai pegar”, a nível nacional os principais dirigentes do PT estão bem articulados e trabalhando em sintonia para que o partido não seja engolido pela gula dos aliados, sobretudo do PMDB.

Fazem parte da equipe de transição de governo, representando o PT, os companheiros José Eduardo Dutra, Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo. Dutra e Cardozo, aliás, disputaram a último PED como candidatos a presidente do partido, tendo, inclusive, expostos divergências de fundo nos debates sobre construção partidária, políticas de alianças etc, mas que agora estão juntos em nome do projeto nacional do PT.

Já aqui no Maranhão faz-se exatamente o contrário, ou seja, as feridas são expostas e aprofundadas, ninguém se dispõe a conversar internamente, o presidente não sinaliza para qualquer entendimento, os grupos antissarney preferem ficar no solilóquio através de “boletins eletrônicos” que efetivamente não contribuem nas questões fundamentais, enfim, parece que as principais lideranças locais apostam mesmo é num grande “cisma”.

Penso que o PT maranhense tem que ter a coragem de enfrentar a realidade concreta que está posta. Não se pode “furar os olhos” feito o pobre Édipo a fim de fugir da fúria da vida real. O grande desafio é resgatar o bom e velho petismo maranhense, sem adesismo ao PMDB e ou endeusamento do PC do B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos