Proposta do PT destaca Estado laico e informação democrática

Proposta do PT destaca Estado laico e informação democrática: "

do Com Texto Livre



Brasil, Estado laico?
A reunião do Diretório Nacional do PT realizada nesta sexta-feira em Brasília resultou na aprovação de uma proposta que traz entre seus destaques a 'urgência da reforma político-institucional e da democratização da informação' e a ênfase ao 'caráter laico do Estado brasileiro'.
'No plano interno, está colocada a urgência da reforma político-institucional e da democratização da comunicação. Caberá ao partido, ainda, ajudar na renovação da cultura política do País', diz o texto divulgado ao final do encontro.
O documento continua ressaltando a necessidade de combater o 'descrédito' com partidos e instituições e o 'conservadorismo'. 'Respeitando a liberdade de imprensa e de expressão, o PT tem de realizar um debate qualificado acerca do conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade e dos meios de comunicação. Medidas essenciais para superar o descrédito de amplos setores de nossa sociedade para com partidos e instituições'.
A resolução aborda ainda o tema religião, que ganhou vulto ao final do primeiro turno da disputa presidencial e gerou cobranças a então candidata e agora presidente eleita Dilma Rousseff.
'Cabe ao partido, respeitando convicções religiosas e ideológicas, enfatizar o caráter laico do Estado brasileiro, defendendo todos aqueles segmentos da sociedade que foram e são historicamente discriminados'.
A resolução, intitulada 'Uma grande vitória', não deixa de cutucar a campanha feita pela oposição durante a disputa presidencial. A crítica é feita ao agradecer 'milhões de brasileiros e brasileiras' e ativistas dos partidos e movimentos sociais que 'saíram às ruas para eleger Dilma Rousseff e evitar a volta das forças do atraso, com seu discurso raivoso de extrema-direita'.
O texto repete ainda a mensagem do discurso da presidente eleita na abertura do encontro petista, ao pedir o apoio da legenda para o futuro governo. 'Ao PT caberá a complexa tarefa de ser a principal força de sustentação do Governo Dilma, ajudando a organizar e ampliar a participação da sociedade, especialmente a juventude, em favor das demandas político-populares'.
O presidente da legenda, José Eduardo Dutra, destacou que a resolução 'é uma posição do partido, que não diz respeito a propostas do governo'.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos