Pular para o conteúdo principal

Pelo welfare state

Pelo welfare state: "
José Sarney (*)

A crise de 2008 começou pelos derivativos imobiliários, passou pela quebradeira dos bancos, abalou todo o sistema financeiro, derrubou as bolsas, subiu o desemprego; e a economia dos diversos países, principalmente os Estados Unidos e os europeus, teve como reflexo a queda - às vezes violenta - do PIB, que se tornou de crescimento negativo.

Como sempre acontece, uns sofreram mais e outros menos. Os casos mais agudos foram os da Grécia, Islândia, Irlanda, deixando sem perspectiva de saída Espanha e Itália.

Agora chegou a vez de fazer um balanço dos estragos das correções, a começar pela Inglaterra, que se vê obrigada a fazer no momento o maior programa de cortes e de mudança do modelo de bem-estar social, que foi a menina dos olhos da social-democracia europeia.

A Espanha e a França resistem a aceitar as medidas de austeridade, que vão do corte drástico dos déficits até mexidas nas aposentadorias, nos salários e nos investimentos, que têm como principal alvo os programas sociais.

A lição a verificar nisso tudo é que a fase do mundo dourado do wellfare state, que se julgava ter vindo para ficar, parece começar a fazer água.

O modelo nórdico na década de noventa já tinha detectado que se esgotara o avanço nas cada vez maiores conquistas sociais, e promovido uma mudança em seu modelo de saúde, que passou a ser considerado o melhor do mundo.

Nos Estados Unidos a questão é justamente o contrário. É que o modelo capitalista criou uma injustiça tal que foi necessário promover-se uma mudança da situação do medicare, que custou prestígio e popularidade a Obama e foi a grande causa parlamentar do senador Edward Kennedy, que morreu sem vê-la vitoriosa.

Quem lê os jornais europeus vê que eles já passaram na contabilidade da crise para entrar na teoria e considerar que o que chegou ao fim foi o modelo de bem-estar social, que não resiste ao ataque chinês de preços baixos e política de exportação mais do que competitiva, além de subsidiada pelo câmbio controlado.

A economia européia, cujo modelo foi sempre de importação de matéria prima e exportação de manufaturados, além de bens de alta tecnologia, enfrenta agora uma mudança radical, com a concorrência dos espaços econômicos autônomos.

Foi por isso que os países em desenvolvimento saíram mais rápido da crise, além de possuírem um sistema bancário mais regulado.

Se estendermos a análise das teorias em mutação vamos ver que também o capitalismo começa a necessitar de algumas mudanças, a começar pela revisão de que o Estado não pode tudo, mas, na hora da onça beber água, é nele que vamos encontrar a água.

Lord Keynes, que já estava sendo esquecido, colocado entre os autores de dicionários de referência, voltou a ser discutido, lido, relido e ressuscitado. A verdade é que, em matéria de teoria econômica, não há verdades dogmáticas nem ações infalíveis. Há sempre a teoria do intervalo, isto é: o tempo em que ocorrem.

(*) Artigo do presidente do Senado Federal publicado nesta quarta-feira no jornal Brasil Econômico
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l