Pular para o conteúdo principal

Os carros, as carruagens e o jornalismo na Era Digital

Os carros, as carruagens e o jornalismo na Era Digital: "


do Diário do Centro do Mundo

Este não era o futuro


Há um episódio da série The Office que conta muito sobre o mundo em que vivemos. Os personagens trabalham numa fábrica de papel, sob a liderança desastradamente otimista de Michael. Alguém comenta as baixas vendas de papel. Um outro diz que quando a moda da internet passar tudo vai voltar ao normal.


O mesmo vale para o jornalismo. Quando a moda da internet passar, as coisas serão como antes. Isso quer dizer que o retorno jamais acontecerá. As transformações andarão em ritmo cada vez mais acelerado. Haverá estragos, mas, como disse Robespierre, não se faz revolução sem fazer revolução.


Para fazer barulho no jornalismo investigativo, as redações terão provavelmente que contratar hackers ao estilo de Julian Assange, o editor do Wikileaks, o site que vem infernizando o governo americano com a publicação de documentos secretos das guerras que os Estados Unidos travam no Oriente Médio. Muitos furos deverão vir da invasão de sistemas. Por trás dos hackers estarão, como no Wikileaks, editores investigando a veracidade das informações surrupiadas.


Na Europa e nos Estados Unidos, especula-se que em dez anos a internet dominará completamente a mídia. No Brasil, o processo é mais lento. Bem mais lento. A classe média emergente tende a consumir, num primeiro momento, jornais e revistas. Tem havido movimentos interessantes neste início de década de 2010. A terceira maior revista semanal americana, a US News and World Report, migrou inteiramente para a internet. A semanal número 2 dos Estados Unidos, a Newsweek, quebrada e sem horizonte, acaba de se fundir com um site inovador, o thedailybeast, dirigido por uma das grandes editoras da era do papel, a inglesa Tina Brown, que teve passagens memoráveis na Vanity Fair e na New Yorker antes de naufragar na Talk.


A mídia tradicional representa a carruagem no momento em que começam a surgir automóveis. A discussão não é se a mídia digital será dominante. Isso é batata. As questões são duas. A primeira é quando isso acontecerá. Dez anos? Mais? Menos? Na Europa e nos Estados Unidos, provavelmente menos. No Brasil, é possível que mais, mas não muito.


A segunda questão é quem vai dominar o jornalismo digital. As grandes marcas da mídia estabelecida terão boas chances desde que aceitem a revolução digital em vez de negá-la. O que não é nada fácil. Os fabricantes de carruagem tardaram a entender que o carro era o futuro. Como no episódio citado da série The Office, achavam que a moda do automóvel passaria.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l