Pular para o conteúdo principal

MA: Sarney pode ser candidato à reeleição no Senado

MA: Sarney pode ser candidato à reeleição no Senado: "


do Revista Nordeste



O anúncio do vice-presidente eleito, Michel Temer, de que o PMDB está disposto a brigar pelo comando do Senado durante as próximas duas legislaturas deu fôlego ao grupo de peemedebistas inquilinos do poder para lançar previamente o nome do atual presidente da Casa, José Sarney (AP), à reeleição. Mas colocou petistas insatisfeitos num trabalho de bastidores que envolve conversas e telefonemas para senadores eleitos com o intuito de lembrar as pendências judiciais e a existência de telhados de vidro na biografia de grande parte dos integrantes do PMDB, em especial na dos nomes que mais influenciam a escolha do novo comandante da Casa.

A ideia dos petistas é cavar uma discussão paralela sobre o perfil do novo presidente do Senado e minar nomes que não agradam à legenda — ou a integrantes dela. Para isso, argumentam que são poucos os representantes do PMDB que conseguiriam comandar a Casa sem serem atingidos pelas denúncias da imprensa e pela reação da opinião pública. Na verdade, a lista se restringe a senadores reeleitos com pouca expressividade e aos novatos sem experiência no cargo.


O principal alvo de acusações dos petistas é José Sarney, já anunciado candidato ao cargo por seu grupo de apoio na Casa. Aos que acham que o atual presidente do Senado sobreviveu, apesar das feridas, aos ataques e aos escândalos que assombraram a credibilidade do Senado e a do próprio parlamentar nos últimos dois anos, a oposição ao peemedebista lembra que mais coisa está por vir.


Operação

A “ameaça” se refere ao desfecho da Operação Boi Barrica, deflagrada pela Polícia Federal para investigar transações empresariais de Fernando, filho de Sarney. Os senadores acreditam que as acusações contra o atual presidente da Casa estão adormecidas graças à eleição majoritária deste ano, mas defendem que a conclusão e a divulgação dos detalhes das investigações podem, mais uma vez, colocar Sarney na berlinda.


O assunto já foi tratado internamente pelo grupo de aliados do atual presidente. Na avaliação desses parlamentares, no entanto, o nome de José Sarney já é assimilado tanto dentro do Senado quanto pela opinião pública, que já assistiu ao peemedebista permanecer no cargo depois de meses de acusações e de denúncias.


Comissões abertas a questionamentos

» A partir de hoje, qualquer cidadão poderá participar das audiências públicas das comissões da Câmara dos Deputados com perguntas dirigidas aos convidados. O projeto piloto para a participação popular começará pelas comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos e Minorias. As perguntas deverão ser enviadas para o e-mail pergunte@camara.gov.br e devem ser direcionadas aos convidados das audiências públicas. As perguntas dos internautas serão encaminhadas aos deputados que integram cada comissão, para que eles possam fazer os questionamentos aos convidados durante o debate. Isso porque, pelas regras da Câmara, apenas os deputados têm direito ao uso da palavra em audiências públicas.


Telhados de vidro

O argumento que sustenta a manutenção de José Sarney (PMDB-AP) na Presidência do Senado tem razão de ser. O consenso dentro do partido marcado por divisões é que a maior parte dos integrantes do PMDB cotados para sucedê-lo não resistiria a escândalos. Além disso, parte deles tem nas costas o peso de inquéritos e ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). É o caso de Romero Jucá (RR) e de Valdir Raupp (RO).


Contra Jucá pesam dois inquéritos no STF: um que investiga prática de corrupção eleitoral e outro que tramita em segredo de Justiça e apura possível crime de responsabilidade. Raupp, que já foi líder do PMDB e também teve o nome incluído nas conversas e especulações, foi descartado depois que o Supremo decidiu, na semana passada, abrir um novo processo criminal contra ele. Dessa vez o senador responderá por suspeita de envolvimento em crime de falsidade ideológica. Em agosto, a Corte já tinha aberto uma ação penal contra o peemedebista por suspeita de envolvimento em crime contra o sistema financeiro nacional.


Além deles, Renan Calheiros (AL) também não entra na disputa porque os processos abertos contra ele no STF ainda não foram julgados. Na dúvida, o senador reeleito achou melhor disputar a liderança da legenda na Casa e permanecer na discreta posição de articulador político.


Sem nomes capazes de resistir à vitrine do cargo sem que novos escândalos manchem ainda mais a imagem da política no Senado, o PMDB caminha para o continuísmo como forma de evitar novos desgastes. O grupo que comanda o partido na Casa há anos pode ter as estratégias abaladas se o plano do PT for bem-sucedido e a ala de novatos se unir aos dissidentes da legenda, que pregam a renovação dos nomes no comando da Casa.





O Imparcial Online

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l