Pular para o conteúdo principal

DIREITOS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: Campanha nacional é lançada nesta segunda-feira, dia 08/11

DIREITOS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: Campanha nacional é lançada nesta segunda-feira, dia 08/11: "



(Pauta ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância)


Nesta segunda-feira, dia 08/11, às 14h, foi lançada a campanha “Dê Oportunidade – Medidas Socioeducativas responsabilizam, mudam vidas!”.

A iniciativa é uma realização da Pastoral do Menor/PAMEN., e visa sensibilizar a sociedade sobre a situação dos Adolescentes em Conflito com a Lei, além de atentar para a urgente necessidade de implantação e efetivação das medidas socioeducativas no Brasil.

O evento será realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a quem a PAMEN se vinculada.


Participam da mesa a subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) Carmen Oliveira, o secretário-geral da CNBB Dom Dimas Barbosa, o bispo-referência da Pastoral do Menor Dom Leonardo Pereira, a coordenadora nacional da Pastoral do Menor Marilene Cruz, o jovem David da Silva – egresso da Medida de Liberdade Assistida, e um representante da Casa Sol Nascente, entidade ligada à Pastoral do Menor de Vitória/ES.


Entre outros objetivos, a campanha busca alertar para a legislação infanto-juvenil brasileira e os pactos internacionais dos quais o Brasil é signatário e, assim, promover a discussão com gestores públicos e a sociedade em geral sobre a importância de rever o tratamento dispensado aos Adolescentes em Conflito com a Lei no País.

A falta de infra-estrutura adequada, as denúncias de maus-tratos e a superlotação das unidades de internação são alguns dos problemas diagnosticados atualmente.


De acordo com o último Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, realizado pela SDH, já são 17.856 adolescentes cumprindo medidas privativas de liberdade no Brasil.

Por isso, a campanha pretende orientar que Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e de Liberdade Assistida podem ser alternativas mais viáveis e eficientes, dando oportunidades para o Adolescente reavaliar suas atitudes e seguir um novo caminho.


Para Marilene Cruz, da Pastoral do Menor, a sociedade não pode se ater a discussões sobre a redução da idade penal ou o aumento do tempo de internação, por exemplo.

Segundo ela, existem dispositivos legais que possibilitam, de fato, a inserção na comunidade e a retomada de vida do adolescente. “Esperamos que haja uma mobilização para esse debate, destacando a defesa inequívoca do Estatuto da Criança e do Adolescente”, ressalta.

Durante o evento serão apresentadas peças publicitárias como cartazes, folders, vídeos e spots para rádio, que serão disponibilizadas gratuitamente a toda a população.


“Dê Oportunidade - Medidas Socioeducativas responsabilizam, mudam vidas!” é realizada em parceria com a Pastoral da Juventude, a Casa da Juventude, a Cáritas Brasileira, Salesianos, Setor Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI).

( No Maranhão, segundo a FUNAC/Fundação da Criança e do Adolescente, órgão do governo estadual, responsável pelo atendimento das medidas socioeducativas de internação, doze Adolescentes foram assassinados na unidade CEJ/Centro de Juventude Esperança, antiga Maiobinha. Desses, cinco (05) são açailandenses. A história registra foragidos e egressos, que foram também assassinados pouco tempo após cumprirem pena. Ser condenado pela justiça para “cumprir internação” na ilha de São Luís, equivale praticamente a uma sentença de morte para Adolescentes em conflito com e lei aqui de Açailândia. Ainda estão sendo pouco aplicadas outras medidas socioeducativas, que bem poderiam “tratar” melhor nosso Adolescentes em conflito com a lei, próximos de suas famílias e comunidades, sem precisar condená-los “à morte” tão distante, lá na capital...)
"

Do BLOG: Eduardo Hirata

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l