Dilma: refinarias do MA e CE ‘cruciais’ para pré-sal

Dilma: refinarias do MA e CE ‘cruciais’ para pré-sal: "


do Blog do Décio


Dilam e Lula participaram de coletiva onde defenderam projetos no NE


A presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef (PT), disse nesta quarta-feira que as refinarias premium que a Petrobras está construindo no Maranhão e Ceará são “crucias” para o refino do petróleo a ser explorado na camada do pré-sal. Dilma, que participou de coletiva junto do presidente Lula, voltou a defender as outras refinarias que estão sendo construídas no Nordeste e os projetos de desenvolvimento da região.


“Outra obra de grande porte que está iniciando – já começou, além da terraplanagem, é a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Além disso, nós temos a Clara Camarão, que está em um processo final; essa não atinge mais o meu governo, conclui no governo do presidente Lula. E as duas Premium: tanto a Premium do Ceará, quanto a Premium do Maranhão, que são cruciais para o pré-sal, porque nós não podemos ser exportadores de óleo bruto”, disse a presidente eleita.


Ela explicou sua posição: “Se a gente for exportador de óleo bruto, nós vamos perder muito dinheiro. Nós temos que ter duas refinarias Premium, não por uma mania de grandeza, como algumas vezes a oposição falou da Petrobras, mas por uma estratégia. Por que você tem que refinar? Você tem que refinar porque quando se refina, o preço do petróleo sobe mais que proporcionalmente ao custo do refino e te permite entrar em uma outra área, delicadíssima, que chama-se petroquímica. Que, aí, o ganho é acima de mil por cento. E todo o desenvolvimento de todo país do mundo é petroquímico-dependente. Porque se você for ver, é das nossas meias, das nossas meias, passando por toda a área de maquiagem, toda a área de produção de tintas, toda a área de químicos, toda… Então, ao mesmo tempo que o Brasil vai ter que apostar nisso, ele vai estar fazendo um etanol químico, também. O que é algo estratégico para nós, porque nós somos líderes em etanol, no mundo.”


Dilma citou o caso das refinarias no Nordeste no contexto de obras de infraestrutura na região iniciadas no governo Lula: a integração da Bacia do São Francisco e as Ferrovias Transnordestina e Eliseu Martins. Ela disse que tratará a Sudene e o DNOCS como “braços de desenvolvimento do Nordeste”.


Veja abaixo a íntegra da intrevista de Lula e Dilma. A fala da presidente eleita sobre as refinarias começa por volta dos 35 minutos.


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos