Chip faz com que cegos voltem a enxergar

Chip faz com que cegos voltem a enxergar: "


Médicos alemães conseguiram avanços importantes no desenvolvimento de um implante que faz com que pessoas cegas possam enxergar. Três pacientes que usaram o novo aparelho foram capazes de ver objetos e diferenciar formas – um deles conseguiu andar sozinho em uma sala, chegou perto de pessoas, identificou a hora em um relógio e distinguiu entre sete tons de cinza.


O chip foi testado em pessoas que sofrem de uma doença chamada retinite pigmentosa, um problema de origem genética que afeta as células da retina (membrana sensível à luz, localizada na superfície interna do olho), fazendo com que o paciente perca gradualmente a visão. Cerca de 200 mil pessoas no mundo ficaram cegas por causa dessa doença.


Nos últimos anos, cientistas têm testado implantes que são fixados à retina e ficam ligados por fios a uma câmera instalada em óculos. O equipamento detecta a luz e envia a imagem, na forma de sinais elétricos, para o implante, que se encarrega de emitir os dados para o nervo óptico, que liga o olho ao cérebro.


Já o novo implante dá um passo à frente, já que captura a luz que passa naturalmente pelos olhos. O equipamento tem um chip que contém 1.500 sensores de luz que substituem as células danificadas.


O que o cérebro recebe é uma pequena imagem de 38 pixels por 40 pixels – cada pixel representa um ponto de luz. O implante foi desenvolvido pela empresa alemã Retinal Implant.


Fonte: R7

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini