TSE julgará os fichas-sujas antes da diplomação

TSE julgará os fichas-sujas antes da diplomação: "


do Jorge Aragao

Em boa parte do Brasil as eleições já foram concluídas no último domingo (03), mas isso não significa dizer que o resultado das urnas será o resultado final. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continuará apreciando os casos de políticos que estão com candidaturas sub judice.


Sendo assim, caso o político seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa seus votos serão anulados e consequentemente o resultado final será modificado. Nos casos de governadores e senadores a situação para a substituição é mais simples, pois simplesmente o candidato que vem logo atrás em número de votos assumirá a vaga.


No entanto, o maior problema será nos casos de deputados estaduais e federais. Nesses casos o político que tenha sido eleito e depois enquadrado na Ficha Limpa terá seus votos anulados e além de perder a vaga, fará com que a coligação também a perca e ainda corre o risco – pelo coeficiente eleitoral – de derrubar um outro candidato, sendo assim algumas coligações com um único julgamento poderão perder duas vagas.


A Folha fez um levantamento e concluiu que os candidatos barrados pela justiça eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa em todo o país receberam pelo menos 8,7 milhões de votos. A apuração considerou a votação de 208 políticos cujas candidaturas estavam indeferidas no país no dia da eleição por conta da aplicação da nova lei.


No Maranhão a situação mais complicada é do deputado federal Cléber Verde (PRB) que aguarda decisão do TSE para confirmar sua votação. Com uma votação expressiva (126 mil votos), Verde, caso seja barrado pela Ficha Limpa, além de perder o futuro mandato poderá fazer com que o último eleito de sua coligação – Zé Vieira (PR) – também fique fora da Câmara Federal.


O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski (foto acima), convocou a corte para a realização de sessões extraordinárias para as próximas quartas-feiras do mês de outubro, até o final do segundo turno das eleições. A intenção é concentrar esforços para que todos os recursos sobre pedido de registro de candidatura estejam julgados antes da diplomação dos eleitos.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos