Teste de HIV nas escolas, isso é legal?

Teste de HIV nas escolas, isso é legal?: "




Uma pesquisa quer saber entre os jovens como os testes rápidos de detecção de HIV poderão ser aplicados nas escolas da rede pública.


Os jovens admitem que em casa, com os pais, o diálogo sobre sexo quase não existe. O assunto ainda é tratado como “tabu” por muitas famílias. Por isso, a maioria dos jovens troca experiências e discute o assunto na escola, seja com os amigos ou com os professores.


Quando não existe o acompanhamento e o diálogo o risco desse adolescente começar a vida sexual sem cuidados é grande. Trazendo conseqüências como as doenças sexualmente transmissíveis.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), existem atualmente no Maranhão 4.967 pessoas infectadas pelo vírus HIV. O mais preocupante é o aumento do número de jovens entre 13 e 19 anos contaminados. Só em 2010, 107 novos casos foram registrados.


No início deste ano, a secretaria disponibilizou os testes de HIV em quatro escolas de São Luís. A coleta do material e a entrega do resultado eram feitas no local de ensino, em 15 minutos, sem que os pais ou responsáveis fossem consultados. Após repercussão negativa, a secretaria suspendeu o programa.


Agora, por orientação do Ministério Público do Estado, a secretaria submeterá o programa a uma consulta pública, que ficará aberta por 30 dias. A partir de hoje, a população poderá opinar e apresentar sugestões sobre a proposta pelo site www.saudenaescola.ma.gov.br.


A nova proposta mantém a coleta da amostra na escola, mas prevê a entrega dos resultados em unidades de saúde e não mais no ambiente escolar.


Você concorda com o teste nas escolas? Deixe seu depoimento.


Fonte: Imirante



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini