Pular para o conteúdo principal

Sem os NORDESTINOS não haveria o SUL maravilha

Sem os NORDESTINOS não haveria o SUL maravilha: "


“O sertanejo (nordestino) é, antes de tudo, um forte”, já escrevia o fluminense Euclides da Cunha no seu clássico Os Sertões. Nesta sexta-feira (08) é comemorado o Dia do Nordestino, sinal de uma resposta positiva aos inúmeros preconceitos que essa população sofre ainda no chamado Sul maravilha. Outro dado é que só tem dia quem precisa se afirmar na sociedade perante uma discriminação, veja o exemplo das mulheres, negros e homossexuais.


Com uma região que sofre com constantes secas, uma oligarquia opressora e sem muitas condições de cidadania, os nordestinos perceberam melhores oportunidades de trabalho na região Sudeste, desde o século 19, o mesmo período que migraram para o Norte no chamado ciclo da borracha.


“Quando eu cheguei em São Paulo, eu nunca tinha sentido tanto frio, o começo foi sofrido”, relembra a copeira do Virgula, Cosma Herculana, a Tia Maria, 63 anos. Ela veio com 8 anos de idade. “Vim de Pernambuco e a viagem durou 15 dias”.


A história de Tia Maria não é diferente da de milhares de nordestinos que migraram e foram uma espécie de mão de obra barata para a classe média de São Paulo e Rio de Janeiro. De origem pobre e, em geral, analfabetos, eles foram logo alvo de preconceitos. “Pau de arara”, “risca faca”, “paraíba”,”cabeça chata” são alguns dos termos pejorativos usados para apontar e menosprezar esses migrantes que no fim, acabaram construíndo todas as maravilhas do Sudeste.


Mesmo com a migração nas últimas décadas para o Sul ser de nordestinos de classe média, ainda encontram manifestações radicais contra a rpesença dos nordestinos, como o recente manifesto lançado em 2010, São Paulo para os Paulistas. Escrito por universitários, ele começa: “Quantas vezes você, paulista, presenciou cenas de desrespeito praticado por migrantes? Invadirem espaços, agirem como se estivessem em sua terra. Imporem sua cultura e costumes à nossa vontade. Inundam nosso estado, exigem serviços, põem-se de ‘vítimas’, apagam nossa identidade. Assim somos desrespeitados. E dentro da nossa terra”!


O mais triste, por uma questão de bairrismo, é o não reconhecimento dos valores e da rica cultura que os nordestinos só acrescentaram e acrescentarão a esse calderão miscigenado chamado Brasil.


(Virgula UOl)



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l