Roseana foi vencedora em 85% dos municípios

Roseana foi vencedora em 85% dos municípios: "






Roseana teve a maioria dos votos
em 185 dos 217 municípios maranhenses
e ampla vantagem em São Luís
Governadora ganhou também em seis dos 12 maiores colégios eleitorais e se consolidou em São Luís; Jackson Lago venceu em 18 cidades e Flávio Dino em 14.

A governadora reeleita Roseana Sarney (PMDB) foi a primeira colocada em 85% dos municípios maranhenses nestas eleições – são 185 dos 217 colégios eleitorais em que ela teve a maioria dos votos.

Em outros 32 municípios, a governadora ficou em segundo lugar. Nessas cidades, Jackson Lago (PDT) venceu em 18 e Flávio Dino em apenas 14.

A candidata do PMDB foi eleita em primeiro turno, com 50,08% dos votos, seguida do comunista (29,49%) e do pedetista (19,54%). Nenhum dos outros concorrentes teve votos suficientes para vencer em algum município.

Roseana Sarney também foi a campeã de votos nos 12 maiores colégios eleitorais do estado, vencendo, inclusive, em São Luís. Além da capital, ela ganhou em Açailândia, Bacabal, Codó, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Jackson recebeu mais votos em Imperatriz, Timon e Pinheiro. Flávio Dino, por sua vez, foi o primeiro colocado em Santa Inês, Balsas e Caxias.

A governadora reeleita obteve a maior votação proporcional em Santana do Maranhão, onde atingiu 91,62% dos votos válidos. Jackson Lago, por sua vez, teve a maior votação nominal em Imperatriz, com mais de 86 mil votos, uma diferença de quase 70 mil votos para a segunda colocada.

Capital - São Luís teve importância fundamental na eleição de Roseana. Com 668.201 eleitores, a capital maranhense é o maior colégio eleitoral do estado. A governadora obteve 215.791 votos, o equivalente a 43,24% dos 499.012 votos válidos.

Para efeito de comparação, é quase o dobro do total de votos que o segundo colocado na disputa, Flávio Dino, obteve nos 14 municípios em que ele venceu a eleição.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos