PT e PMDB são os vitoriosos nas eleições 2010

PT e PMDB são os vitoriosos nas eleições 2010: "



do Jorge Aragao

O PT e o PMDB foram os dois partidos que conseguiram lograr êxito nas urnas no dia 03 de outubro em todo o país. As legendas fizeram um maior número de senadores, deputados federais e governadores eleitos no 1º turno.


O equilíbrio maior ficou no caso dos governadores eleitos já no dia 03 de outubro. As três legendas, PT, PMDB e PSDB conseguiram eleger quatro governadores logo no 1º turno.


Tião Viana (AC), Jacques Wagner (BA), Tarso Genro (RS) e Marcelo Deda (SE) foram os governadores eleitos pelo PT. No PMDB foram eleitos: Roseana Sarney (MA), André Puccinelli (MS), Silval Barbosa (MT) e Sérgio Cabral (RJ). Já Beto Richa (PR), Antonio Anastasia (MG), Geraldo Alckmin (SP) e Siqueira Campos (TO) foram os eleitos pelo PSDB.


No Senado Federal a vantagem foi do PMDB. O partido conseguiu eleger 19 senadores contra 13 do PT e 11 do PSDB. Em dois Estados do Nordeste, Maranhão e Paraíba, o PMDB conseguiu eleger os dois candidatos ao Senado Federal.


Se o PMDB venceu na disputa no Senado Federal, o PT deu o troco na Câmara Federal. Os petistas conseguiram eleger 88 deputados federais, o PMDB vem logo em seguida, tendo conquistado 79 vagas. O PSDB foi a terceira legenda a conseguir maior número de eleitos para a Câmara Federal, 53 no total.


Assembléias Legislativas


PT e PMDB dividiram também as maiores bancadas nas Assembléias Legislativas. Enquanto o PT elegeu 149 deputados estaduais, o PMDB conseguiu 147 vagas, o PSDB por sua vez terá 124 legisladores.


O PMDB terá a maioria absoluta da bancada estadual em 10 Estados (AM – MA – MS – PB – PR – RJ – PI – RN – SC – TO). O PT tem absoluta maioria em cinco Estados (AC – BA – PA – MT – SP) e no Distrito Federal. O PSDB só conseguiu maioria absoluta em dois Estados (AL – MG).


Em Goiás, PSDB e PMDB dividem a liderança com oito parlamentares para cada legenda. Houve empate também em Rondônia, dessa vez entre PMDB e PT. Cada partido possuirá três deputados.


A curiosidade é que em dois Estados da Região Norte – Amapá e Roraima – o PT não conseguiu eleger nenhum deputado estadual. Já o PSDB não terá representatividade na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Entretanto, o PMDB será o único partido com representantes em todas as casas legislativas do Brasil.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos