Pular para o conteúdo principal

Pinduca faz show hoje na Ilha

Pinduca faz show hoje na Ilha: "

do blog: Maranhão Maravilha





Aos 40 anos de carreira, dono de uma personalidade musical marcante e cheio de ritmo, o paraense Pinduca honra o título de “Rei do Carimbó”. O cantor e compositor, que se apresenta hoje, às 22h, no Ceprama (Madre Deus), é o principal representante do ritmo, mas se diz influenciado pela música e cultura do Maranhão, estado que considera seu “de coração”.


Seu show, que será precedido por apresentações do sanfoneiro Inaldo Bartolomeu e do cantor Roberto Brandão, terá como carro-chefe o carimbó, mas abrirá espaço para outros ritmos, já que ele se apresentará com a banda completa. “Estive aí em São Luís ano passado, mas não me apresentei com a banda. Na ocasião prometi fazer um show completo e agora volto para cumprir o prometido”, disse Pinduca, em entrevista concedida por telefone a O Estado. Ele subirá ao palco acompanhado por 12 músicos e quatro bailarinas.
Com o tradicional chapéu que tão bem o identifica, Pinduca foi o responsável por divulgar para o Brasil o carimbó, ritmo oriundo da cultura popular paraense, que tem coreografias e indumentárias próprias e cujos instrumentos tradicionais são dois 'carimbos' (tambores), ganzá, reco-reco, banjo, flauta, maracás, afoxé e os pandeiros.


O artista, que imprimiu sua marca no jeito de cantar e tocar o ritmo paraense, é autor de outros ritmos como o sirimbó (mistura de carimbó com siriá, ambos provenientes da cultura popular paraense) e o langode (mistura da lambada com o pagode), entre outros.


No caldeirão musical de Pinduca há espaço para pitadas de todas as vertentes musicais. “É por isto que nosso show é alegre, bonito. Vou levar até um banho de cheiro para trazer boa sorte à platéia”, adianta.


O músico, que se orgulha de conhecer todos os municípios maranhenses, diz que o show é um jeito de agradecer a forma como é sempre recebido pelo estado. “O Maranhão e o Pará têm muito em comum, ambos são influenciados pela música da América Latina e Caribe. Além disso, temos o bumba-meu-boi que nasceu aí, mas que chegou ao Pará”, destaca.


O artista desacata ainda que, no início de sua carreira, o Maranhão foi, depois do Pará, o primeiro estado a aceitar e divulgar o carimbó feito por ele.


Trajetória – Com 33 discos, Aurino Quirino Gonçalves, o Pinduca divulgou seus ritmos em países como Bolívia, Peru, Colômbia, Angola, Guiana Francesa e Alemanha. Seu maior interesse é levar a cultura musical paraense e as coisas do Pará a todos os lugares onde se apresenta.


Natural da cidade de Igarapé-Mirim (PA), é de uma família de músicos. Seu pai, José Plácido Gonçalves, era professor de música e foi com ele que Pinduca aprendeu as primeiras notas musicais. Sua mãe, Luzia Tereza de Oliveira Gonçalves, teve 13 filhos e todos sabem tocar algum instrumento musical.


Ele iniciou sua carreira aos 14 anos, como pandeirista. Certo dia, durante as comemorações da festa de Nossa Senhora do Rosário, na vila de Maiuatá (município de Igarapé-Mirim e Abaetetuba) tocando a alvorada que abriria os festejos, levantou-se e começou a dançar, enquanto tocava suas maracas.


Todos se aproximaram para ver a novidade, pois naquela época os conjuntos musicais tocavam apenas instrumentos acústicos, com todos os músicos sentados ao redor do cantor, que também cantava sem microfone.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l